Site icon Fama Rádio e Televisão

Covid-19: Universidade do Minho apela à “urgente retoma” da testagem face ao recente aumento de infeções

O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (UMinho), Rui Oliveira, apelou hoje à “urgente retoma” da testagem para a covid-19, face ao recente aumento de casos positivos registado em Braga.

Rui Oliveira lembrou ainda que, a nível nacional, a comunidade académica tem sido, nos últimos tempos, “a mais afetada”, pelo que, sublinhou, a testagem se afigura como uma “importante medida de prevenção”.

“Já apelámos à reitoria e à tutela a urgente retoma da testagem, para que as atividades letivas possam continuar dentro da normalidade possível”, referiu.

Rui Oliveira disse não ser necessário impor a testagem, assegurando que a comunidade académica da UMinho “aderiu em massa” à primeira fase de testes, que decorreu em abril.

“Venham os testes que os estudantes cá estão para ser testados”, referiu.

O responsável do Plano de Contingência Covid-19 da Universidade do Minho, Paulo Cruz, disse à Lusa que, na primeira fase, foram efetuados quase 3.000 testes, mais de 80 por cento dos quais a estudantes.

“Não sentimos que os estudantes não aderissem, bem pelo contrário”, afirmou.

Admitiu que, com a cidade de Braga a aproximar-se da “linha vermelha” em termos de novos casos, o regresso da testagem à UMinho poderá estar “para breve”.

Entretanto, Paulo Cruz apelou a um comportamento “responsável” por parte da comunidade académica, lembrando que um recente convívio que juntou mais de 30 estudantes num bar da cidade de Braga resultou em cinco infetados.

Na sexta-feira, Braga contabilizava 90 casos por 100 mil habitantes.

O aumento do número de casos no concelho regista-se, sobretudo, na faixa etária dos 16 aos 30 anos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version