Siga-nos nas redes

Póvoa de Varzim

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim celebra 50 anos da cidade marítima

Publicado

em

O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim vai realizar em julho a 46.ª edição, celebrando os 50 anos da elevação a cidade da terra que o acolhe, com figuras originárias do concelho, assim como com estrelas internacionais.

A programação da edição deste ano abre com a habitual conferência do musicólogo Rui Vieira Nery, no dia 11 de julho, estando o primeiro concerto, um dia depois, na Igreja Matriz, a cargo do Concerto Copenhagen, sob direção musical de Lars Ulrik Mortensen, no que será a estreia nacional de “uma das grandes orquestras barrocas” da atualidade, como a descreveu o diretor artístico do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV), Raúl da Costa.

A programação inclui figuras internacionais como o suíço Protean Quartet, que também se estreia em Portugal, na Igreja de São Pedro de Rates, o trompetista israelita Sergei Nakariakov, o cravista franco-americano Justin Taylor, o trio de alaúdes Joubran, dos irmãos palestinianos Samir, Wissam, e Adnan, e a orquestra húngara Anima Musicae, com Barbanás Kelemen no violino e Katalin Kokas na viola d’arco, também em estreia em Portugal.

“Sempre houve, e há uma ligação grande [nesta edição] à Póvoa de Varzim em especial, mas não ficamos por aí, muito para além disso”, disse à Lusa Raúl da Costa, no final da apresentação da programação, que vai encerrar, no dia 27 de julho, no Parque da Cidade, com uma atuação conjunta de António Saiote com António Victorino d’Almeida e, horas mais tarde, com a Banda Sinfónica Portuguesa, com o próprio Raúl da Costa ao piano e a fadista Katia Guerreiro na voz.

O pianista e diretor artístico do festival disse que os dois concertos no Parque da Cidade, de entrada gratuita, são dedicados à elevação do concelho a cidade.

A programação do festival inclui a 17.ª edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, que tem António Pinho Vargas como convidado e que vai apresentar a estreia de uma obra sua, por encomenda do festival, com o Ensemble Contemporâneo sob direção de Nuno Coelho, com João Barradas no acordeão.

No dia 17 de julho, a Orquestra XXI sobe ao palco do Cine-Teatro Garrett, sob direção de Dinis Sousa, com a violinista Alena Baeva, seguindo-se, no dia 18, o residente Quarteto Verazin com a soprano Sara Braga Simões e o pianista João Araújo.

No dia 19 está marcada a atuação do quarteto de Júlio Resende com o espetáculo “Filhos da Revolução”.

A Orquestra de Câmara Portuguesa atua no dia 20 de julho, com Sergei Nakariakov, enquanto no dia seguinte a soprano Raquel Camarinha canta acompanhada ao piano por Yuan Heréau.

Os bilhetes para os concertos têm um custo de cinco euros e vão ser colocados à venda ‘online’ na BOL, no dia 18 de junho às 10:30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 19 minutos

Famalicão assinala Dia da Europa esta sexta-feira junto da comunidade escolar do concelho

Famalicão assinala o Dia da Europa, esta sexta-feira, com uma conferência sobre os 40 anos da adesão de Portugal à...

Paíshá 56 minutos

PSP: Quase 850 condutores detidos no mês de abril. Maior parte por excesso de álcool

A PSP deteve 842 condutores em abril, mais 262 do que no ano passado, destacando que a maioria das detenções...

Bragahá 2 horas

Braga: 20 anos depois de afogamento de rapaz de 14 anos o Estado chega a acordo com os país

O Estado português chegou a acordo com os pais de um rapaz de 14 anos que morreu afogado, em 2005,...

Regiãohá 2 horas

Vila do Conde: Mulher de 54 anos morre no hospital após atropelamento de mota

Uma mulher de 54 anos, vítima de um atropelamento grave, na última quarta-feira, em Vila do Conde, acabou por falecer,...

Paíshá 3 horas

Empresário Jorge Mendes acuado de fraude fiscal pelo Ministério Público

O famoso empresário ligado ao mundo do futebol, Jorge Mendes está acuado pelo Ministério Público do crime de de fraude...

Paíshá 3 horas

Nininho Vaz Maia é um dos visados em operação anti-tráfico de droga da PJ

O músico Nininho Vaz Maia é um dos visados numa operação relacionada com o tráfico de droga, da Polícia Judiciária,...

Desportohá 3 horas

Assembleia Geral do FC Famalicão realiza-se esta quinta-feira na Fundação Cupertino de Miranda

O FC Famalicão convida os seus associados para participar na sua Assembleia Geral extraordinária, que se realiza esta quinta-feira, a...

Paíshá 4 horas

Tribunais registaram falhas persistentes nos sistemas informáticos nesta segunda-feira

Os funcionários judiciais denunciaram, esta segunda-feira, falhas persistentes de rede no sistema informático dos tribunais, dificultando o trabalho, um problema...

Paíshá 16 horas

Portugal já esgotou recursos naturais disponíveis para 2025

Portugal esgota hoje os recursos naturais que tinha disponíveis para este ano, 23 dias mais cedo que em 2024, começando...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Rotas dos autocarros condicionadas em Nine devido a obras

Devido às obras levadas a cabo na Rua das Quintães e na Avenida Fonte Cova, na freguesia de Nine, as...

Arquivo

Mais Vistos