Siga-nos nas redes

Póvoa de Varzim

Covid-19: Portugal chega aos 4 milhões de vacinas após inoculação de uma utente na Póvoa de Varzim

Publicado

em

Portugal atingiu hoje a marca de quatro milhões de vacinas contra a covid-19 administradas à população, com a inoculação de uma utente na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, anunciou o Ministério da Saúde.

O número foi alcançado com a vacinação de Maria Helena Lordelo, de 64 anos, natural da Póvoa de Varzim, que recebeu o fármaco às 12:30, administrado pela enfermeira Ana Denise Silva, no centro de vacinação poveiro.

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, sublinhou a aceleração do processo de vacinação, numa altura em que começa a haver mais vacinas disponíveis para sem administradas à população.

“Foram precisos mais de dois meses para inocular o primeiro milhão de vacinas, 33 dias para o segundo, 19 dias para o terceiro. Agora, chegámos aos 4 milhões em apenas 14 dias. Isto é a evidência de que os nossos esforços de proteger o maior número de portugueses no mais curto espaço de tempo estão a surtir efeito”, revelou o governante.

De acordo com informações do ministério da Saúde, das quatro milhões de vacinas administradas em Portugal, cerca de 2,9 milhões são primeiras doses e 1,1 milhões são segundas doses, incluindo as 18 mil vacinas da Janssen já administrada, cujo esquema vacinal só necessita de uma dose para ser completo.

Desta forma, Portugal Continental tem já mais de 36% da população adulta já com uma dose da vacina tomada e 14% com o processo completo.

O ministério prevê que, a manter-se este ritmo, todas as pessoas com 60 ou mais anos sejam vacinadas, com pelo menos uma dose, até ao final de maio, havendo já algumas regiões do país onde estão já a ser vacinadas pessoas com idades entre os 50 e os 60.

Maria Helena Lordelo, a poveira que simbolicamente recebeu hoje a vacina 4 milhões, sendo inoculada com o fármaco do Moderna, considerou que este foi mais “um momento de esperança” no combate à pandemia.

“Foi uma surpresa, não sabia que ia receber a vacina 4 milhões. Mas gostei e espero que este vírus desapareça rápido para não termos medo de sair e fazer uma vida mais normal. Em janeiro, com o aumento dos casos, estava mais assustada, mas agora sinto que as coisas estão mais tranquilas”, revelou aos jornalistas a utente, natural de freguesia de Navais, depois de ter recebido a vacina.

Judite Neves, diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, divulgou que nos dois polos de vacinação instalados nestes concelhos, mais 30 mil pessoas já receberam a primeira dose e 11 mil já têm o processo completo, estando atualmente a serem vacinadas mais de mil pessoas por dia no conjunto dos dois centros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Distrital do PSD anuncia Mário Passos como candidato à Câmara de Famalicão

A Comissão Política Distrital de Braga do PSD anunciou, este sábado à noite, em nota publicada na sua página de...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: escola de Pedome selecionada para prémio escolar europeu de sustentabilidade

A Escola Básica (EB) Terras do Ave, em Pedome, Famalicão  foi selecionada para participar no “European Sustainable Schools Awards Summit”,...

Mundohá 7 horas

Apesar do estado de saúde crítico, Papa Francisco confiante na sua hospitalização e tratamento

O Papa Francisco, hospitalizado com pneumonia e cujo estado de saúde continua crítico, garantiu este domingo que continua confiante na...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria

“Maria, Peregrina da Esperança” é o título da nova exposição do Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Associação de Pais de Outiz e Cavalões promove feirinha de doces

A Associação de Pais de Outiz e Cavalões vai promover uma feirinha de doces no  próximo dia 2 de março...

Famalicãohá 12 horas

Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses 

Diversas entidades parceiras da Rede Local de Educação e Formação de Famalicão viram aprovada uma candidatura, no valor de 5...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 1 dia

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 1 dia

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 1 dia

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Arquivo

Mais Vistos