Siga-nos nas redes

Guimarães

Guimarães: Homem que matou mecânico por motivos fúteis condenado a 15 anos e 10 meses de prisão

Publicado

em

O homem que matou um mecânico numa oficina no concelho de Guimarães, distrito de Braga, durante uma discussão por causa de uma máquina de diagnóstico de centralina, foi hoje condenado a 15 anos e 10 meses de prisão.

Na leitura do acórdão, a juíza disse que, “em síntese, o tribunal deu como provados os factos da acusação” do Ministério Público (MP), lembrando que o arguido, de 32 anos, “admitiu em julgamento grande parte” dos mesmos assim como a possibilidade de a sua conduta poder causar a morte ao ofendido, com 31 anos, quando o agrediu com uma soqueira com lâmina de ponta e mola incorporada e oculta.

O Tribunal Criminal de Guimarães (Creixomil) condenou o arguido por homicídio simples agravado e não por homicídio qualificado, crime de que estava acusado, justificando a decisão de desagravar o crime com “as circunstâncias em que os factos ocorreram e a prévia agressão da vítima” à pessoa que acompanhava o arguido no momento da discussão, ocorrida em novembro de 2023.

O coletivo de juízes condenou o arguido, que se encontra em prisão preventiva e que assistiu à leitura do acórdão a partir do estabelecimento prisional, a 15 anos de prisão por homicídio simples agravado e a 1 ano e 10 meses por detenção de arma proibida, aplicando, em cúmulo jurídico, a pena única de 15 anos e 10 meses de prisão.

O homem foi ainda condenado a pagar 120 mil euros de indemnizações: 30 mil euros a cada um dos três filhos da vítima e mais 30 mil euros à companheira do ofendido.

A acusação do MP, a que a agência Lusa teve acesso, conta que o arguido e a vítima “mantinham uma relação de amizade há cerca de três anos”, tendo o primeiro emprestado ao segundo uma máquina de diagnóstico de centralina, cerca de meio ano antes do homicídio

O MP relata que, “após diversas insistências infrutíferas pela devolução da máquina”, o arguido e um amigo combinaram, em 06 de setembro, deslocarem-se no dia seguinte à oficina onde a vítima era empregado, para, “de uma vez por todas, reaver” a máquina.

A acusação diz que o arguido, com o intuito de “recuperar a máquina a todo o custo”, muniu-se de “uma soqueira com lâmina de ponta e mola incorporada e oculta, com características corto-perfurantes”.

Assim, pelas 09:50 de 07 de novembro de 2023, o arguido e o amigo chegaram à oficina onde trabalhava o ofendido, em Azurém, Guimarães, estacionando à entrada da mesma.

A vítima, “desagradada com o bloqueio da entrada, ordenou ao arguido e ao condutor que estacionassem uns metros mais atrás, ao que aqueles acederam”.

Enquanto o amigo permaneceu sentado no lugar do condutor e com a janela aberta, o arguido saiu do veículo e dirigiu-se à vítima, pedindo-lhe a devolução da máquina.

Segundo o MP, “a vítima mandou o arguido sair daquele local ‘senão era pior’, dirigindo-se em passo apressado ao veículo onde se encontrava” o amigo do arguido e, “ali chegado, junto à janela do lado do condutor, por razões não concretamente apuradas, desferiu-lhe uma pancada no sobrolho direito”.

“O arguido abeirou-se da vítima, muniu-se de uma soqueira que trazia oculta no bolso do casaco que envergava e acionou a mola, assim fazendo a lâmina sair, desferiu um golpe”, descreve a acusação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 11 horas

Vila do Conde: Praia de Árvore perde “Bandeira Azul”. “Fluviais” de Braga com estatutos alterados

Mais de 400 praias portuguesas têm este ano bandeira azul, mais seis do que no ano passado, com destaque para...

Guimarãeshá 13 horas

Guimarães: Homem que matou mecânico por motivos fúteis condenado a 15 anos e 10 meses de prisão

O homem que matou um mecânico numa oficina no concelho de Guimarães, distrito de Braga, durante uma discussão por causa...

Paíshá 13 horas

Apagão: 3 milhões de euros em prejuízos registados pelo setor dos laticínios

Os prejuízos provocados pelo apagão energético de segunda-feira atingem, pelo menos, três milhões de euros no setor do leite e...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Radares da PSP regressam à Avenida Santiago de Gavião este mês

Com a chegada do novo mês, a Polícia de Segurança Pública já divulgou os horários e locais para a presença...

Paíshá 15 horas

Apagão pode ter causado uma morte em Portugal. Ministério Público pede auditoria

O Ministério da Saúde anunciou hoje que ordenou uma averiguação das circunstâncias da morte de uma mulher septuagenária que estava...

Regiãohá 15 horas

Trofa: Trovoadas captadas em vídeo mostram espetáculo impressionante nos céus

Um espetáculo natural de grande beleza foi captado, na última noite, por uma internauta da Trofa. momento em que a...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Ruivães convida para a sua Mostra Comunitária este sábado

A população da freguesia de Ruivães, no concelho de Famalicão, estará reunida, neste sábado (03 de maio), para a sua...

Desportohá 17 horas

Formações jovens do FC Famalicão disputam três desafios este domingo

Com a chegada do fim de semana, somam-se três desafios para as camadas jovens do FC Famalicão, com uma receção...

Bragahá 17 horas

PSP: Dois suspeitos detidos com cocaína presentes ao Tribunal de Famalicão

A Polícia de Segurança da Pública procedeu, esta terça-feira, à detenção de dois cidadãos com 35 e 41 anos de...

Economiahá 19 horas

Combustíveis: Preço da gasolina e gasóleo vai descer na segunda-feira

Com a chegada de mais um final de semana, surgem novas atualizações quanto à oscilação do preço dos combustíveis, que...

Arquivo

Mais Vistos