Siga-nos nas redes

Guimarães

Trabalhadores da Coelima avançam com “todas as formas de luta” para garantir continuidade

Publicado

em

Os trabalhadores da Coelima, no concelho de Guimarães, que pediu a insolvência, mandataram hoje os sindicatos para avançarem com “todas as formas de luta” no sentido de garantir a continuidade da empresa têxtil e os postos de trabalho.

O presidente do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes, Francisco Vieira, disse que a decisão foi tomada após dois plenários realizados durante a tarde de hoje na empresa localizada em Pevidém, concelho de Guimarães, distrito de Braga, que emprega atualmente 253 pessoas.

emissão em direto da famatv

Segundo o dirigente sindical, afeto à CGTP – Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses -, esta noite haverá mais dois plenários, mas o caminho que está a ser trilhado vai no sentido de as organizações representativas dos trabalhadores se reunirem “muito brevemente” para definirem as iniciativas de luta a adotar.

“Todas as formas de luta estão em aberto. Podem passar por greves, marchas ou outras medidas, sempre em articulação com os trabalhadores. Vamos também envolver a sociedade civil, a Igreja Católica e outras entidades”, apontou Francisco Vieira.

O sindicalista afirmou ainda que “vão rapidamente preparar um conjunto de iniciativas”, com vista a que “tudo seja feito” como “há trinta anos” (em julho de 1991), quando a empresa ultrapassou um primeiro processo judicial.

Há cerca de uma semana a Coelima anunciou que pediu a insolvência, na sequência da quebra de vendas “superior a 60%” provocada pela pandemia e da não aprovação das candidaturas que apresentou às linhas de crédito covid-19”.

“A empresa decidiu avançar com o pedido de insolvência, fruto da situação criada pela pandemia, que provocou uma forte redução das vendas e uma pressão sobre a tesouraria insustentável”, explicou à Lusa, em 14 de abril, fonte oficial da empresa.

A empresa ressalvou, contudo, pretender, conforme previsto na lei, apresentar um plano de recuperação aos credores no prazo de 30 dias.

O processo encontra-se no Tribunal de Comércio de Guimarães, não havendo, até ao momento, decisão judicial quanto ao pedido de insolvência, disse hoje à Lusa fonte judicial.

Com cerca de 250 trabalhadores, a têxtil de Guimarães integra o grupo MoreTextile, que em 2011 resultou da fusão com a JMA e a António Almeida & Filhos e cujo acionista principal é o Fundo de Recuperação gerido pela ECS Capital.

De acordo com fonte oficial da têxtil, após “todos os esforços realizados, a empresa decidiu apresentar-se à insolvência de forma a minimizar os impactos nos vários ‘stakeholders’, nomeadamente dos colaboradores, que apesar da situação têm todos os salários em dia”.

Depois da restruturação realizada ao longo dos últimos anos, a Coelima esteve perto de ser alienada em março do ano passado, mas a operação acabou por não avançar, num contexto de incerteza gerada com a pandemia.

Os cerca de 250 trabalhadores da Coelima têm idade média de 51 anos e uma antiguidade de 27 anos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido em Brufe

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros na...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Despiste junto a escola em Calendário faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência do despiste de um veículo ligeiro na Rua...

Desportohá 8 horas

“Vício de Ganhar”: Adeptos do FC Famalicão vão ficar com “água na boca” até à próxima época

Agora que se aproxima o desfio final para o emblema de Famalicão, na temporada 2023/2024, da I Liga de futebol...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão com previsões de chuva para a manhã e tarde desta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, mais um dia com previsões de chuva que se devem prolongar entre as 10:00 e as...

Desportohá 9 horas

FC Famalicão: Gustavo Sá é o melhor jogador jovem da I Liga

O médio do FC Famalicão Gustavo Sá foi nomeado como o melhor futebolista entre os jovens que integram a I...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Câmara lança concurso público para ampliação da escola de Mões

A Câmara de Famalicão vai avançar com a requalificação e ampliação da escola Básica Senador Sousa Fernandes, em Mões.A obra,...

Regiãohá 10 horas

Três homens assaltam Caixa Geral de Depósitos na Trofa

Três homens estiveram envolvidos, na tarde desta quinta-feira, no asaalto de um balcão da Caixa Geral de Depósitos no centro...

Bragahá 10 horas

Escritor bracarense Casimiro Brito faleceu hoje aos 86 anos

O poeta e ficcionista português Casimiro de Brito morreu hoje, aos 86 anos, de causas naturais, em Braga, onde residia...

Desportohá 11 horas

O Riba D’Ave hóquei clube está nos play offs de apuramento para campeão

Depois de uma época cheia de altos e baixos, depois do treinador Raul Meca ter colocado o lugar a disposição...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão de Lés a Lés na freguesia de Brufe

Nesta edição do programa “Famalicão de Lés a Lés” fomos à freguesia de de Brufe para entrevistar o presidente da...

Arquivo

Mais Vistos