Site icon Fama Rádio e Televisão

Primeiro ventilador nacional, produzido na Póvoa de Varzim começa a ser distribuído pelos hospitais nacionais

A primeira unidade de um ventilador produzido em Portugal e com certificação europeia foi hoje simbolicamente entregue a uma associação que adquiriu 30 equipamentos e vai distribuí-los por hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

A cerimónia decorreu na empresa Sysadvance, com sede na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, que nos últimos meses desenvolveu o equipamento e o submeteu a uma rigorosa certificação à aprovação nas entidades de saúde europeias, tendo agora capacidade para produzir 60 unidades por dia.

“É um produto desenvolvido com o requisito de alta fiabilidade, desempenho e precisão para o suporte de vida de doentes com estados pulmonares muito críticos. A certificação comprovou que é um ventilador tão bom ou melhor que os equipamentos topo de gama já produzidos no estrangeiro”, revelou José Vale Machado, responsável da Sysadvance.

O empresário partilhou que este ventilador nacional foi desenvolvido por uma equipa de médicos e engenheiros que foram “extremamente exigentes na precisão e fiabilidade do mesmo”, conseguindo, ainda assim, que o equipamento fosse mais barato que ventiladores similares já usados nos hospitais portugueses.

“Vai ser colocado a um terço do preço dos competidores, mesmo tendo mostrado nos testes de certificação um desempenho igual ou superior ao atual líder de mercado. Custará cerca de 15 mil euros ao cliente final”, desvendou.

José Vale Machado lembrou, ainda, que este ventilador produzido em Portugal, tem “a vantagem acrescida de poder ser controlado remotamente, através de uma rede informática, permitindo que o pessoal médico entre menos vezes nas zonas de contágio”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version