Com a chegada dos dias mais quentes e temperaturas que ascenderam aos 30 graus, no decorrer desta semana, as férias da Páscoa estão a ser aproveitadas por milhares de pessoas em Portugal, sobretudo jovens, para um início antecipado da época balnear.
Tudo isto regista-se na fase do “mar de inverno”, marcada por agitação marítima e uma morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte, representando risco elevado para os banhistas, tal como alertou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) esta semana. Para além disto, o sistema de vigia das praias ainda não está em funcionamento, já que a época de praia se assinala apenas no mês de junho.
Tal como mostram as imagens, captadas na tarde desta quinta-feira, em Vila do Conde, centenas de pessoas decidiram vestir os seus bikinis e calções, ora para apanhar banhos de sol e praticar desporto, ora para uns mergulhos (bastante desaconselhados) no mar.
De acordo com outras informações recolhidas pela Fama Rádio e Televisão, este cenário verifica-se também noutros pontos do Norte Litoral, tal como em Matosinhos, cujas praias receberam vários milhares de visitantes entre esta quarta e quinta-feira.
Ainda de acordo com um comunicado da ANM, divulgado esta terça-feira, foram registadas 50 ocorrências relacionadas com pessoas em situação de dificuldade nas águas de Norte a Sul, entre as quais se destacou a morte de um jovem de 16 anos na Costa de Caparica.