Siga-nos nas redes

Região

Tirsense x Benfica: “Chegamos aqui por mérito próprio” diz Emanuel Simões

Publicado

em

O treinador do Tirsense, Emanuel Simões, afirmou hoje que a sua equipa vai tentar “dignificar” a inédita presença nas meias-finais da Taça de Portugal de futebol, diante do Benfica, na quarta-feira, mesmo reconhecendo o favoritismo do adversário.

“Vamos jogar contra a melhor equipa em Portugal neste momento. Sabemos as dificuldades que vamos ter, mas também sabemos que o que nos trouxe até aqui foi sermos uma equipa viva, organizada e com mérito próprio. A responsabilidade é dar o nosso melhor”, disse o técnico, na antevisão ao jogo da primeira mão, que se realiza esta quarta-feira, no Estádio Cidade de Barcelos.

Sobre a abordagem à partida, o técnico afirmou que a equipa do Campeonato de Portugal precisa de “humildade e entreajuda”, e não escondendo que haverá momentos em que o Tirsense poderá ter de “defender com uma linha de sete jogadores”.

“Não podemos querer dividir o jogo um para um. Precisamos de coberturas, organização, inteligência. O importante é competir com dignidade, identificar onde o Benfica é mais vulnerável e explorar essas zonas”, explicou.

O treinador da primeira equipa do quarto escalão a chegar às ‘meias’ da Taça de Portugal disse esperar dificuldades frente a um adversário “fisicamente muito forte” e elogiou o momento dos ‘encarnados’.

“Ainda há dois dias o Benfica demonstrou toda a sua força no Dragão [vitória por 4-1 frente ao FC Porto]. É uma equipa muito forte, muito bem trabalhada, com várias soluções. As nossas chances são reduzidas, mas existem. No futebol, o jogo só acaba aos 90 minutos”, sublinhou.

Emanuel Simões admitiu que poderá haver alterações no ‘onze’ do Benfica, mas espera o mesmo modelo de jogo que as ‘águias’ têm revelado.

“Não tenho dúvidas de que o Benfica vai rodar jogadores. Mas seja a primeira, segunda ou terceira linha, têm sempre qualidade para nos criar problemas. O estilo de jogo não deve mudar. Cabe-nos a nós encontrar forma de responder”, concluiu.

Com a manutenção já garantida no Campeonato de Portugal, Emanuel Simões garantiu que o foco está totalmente neste desafio histórico.

“O Tirsense está preocupado em mostrar que há boas equipas no Campeonato de Portugal, que o clube está vivo Esta meia-final é um momento para nos mostrarmos ao país, e queremos agarrá-lo com tudo o que temos”, frisou.

Sobre a preparação para o desafio, o treinador do conjunto do distrito do Porto admitiu que a curta margem de tempo entre os jogos limitou o trabalho em campo.

“Jogámos no sábado para o campeonato. Só depois desse jogo, com a manutenção assegurada, é que conseguimos mudar o plano e focar neste encontro. Foi uma mini-semana, mas com muita vontade. Não foi preciso motivar ninguém”, garantiu.

Questionado sobre o facto de a partida não se realizar no Estádio Abel Alves de Figueiredo, casa do Tirsense, o técnico reconheceu que a mudança para Barcelos altera o espírito da competição, mas destacou que as condições do relvado do recinto minhoto podem ser uma vantagem para a sua equipa.

“A Taça devia ser jogada sempre na casa do clube mais pequeno. Mas o nosso relvado está em muito más condições. Num campo de I Liga, como o de Barcelos, temos melhores hipóteses de mostrar a nossa qualidade. Num campo mau, o Benfica, fisicamente, ainda tiraria mais vantagem”, apontou.

Emanuel Simões lembrou que esta é uma oportunidade única para o clube e para os jogadores.

“O Tirsense chega aqui por mérito próprio. Somos a primeira equipa do quarto escalão a estar numa meia-final da Taça. Representamos muitos clubes do Campeonato de Portugal. Temos a responsabilidade de acreditar. Já vimos surpresas acontecerem antes, inclusive com equipas a vencerem na Luz. Se não acreditarmos, mais vale nem aparecer”, referiu.

O treinador reconheceu também que a realidade dos dois clubes é “incomparável”, mas insiste que essa disparidade não retira a ambição.

“Estamos a falar do número um da I Liga contra uma equipa que até à jornada passada lutava pela manutenção no Campeonato de Portugal. Os extremos tocam-se neste jogo. Mas isso não impede que possamos causar dificuldades, dentro do que está ao nosso alcance”, concluiu.

O Tirsense, do Campeonato de Portugal, defronta o Benfica, atual líder da I Liga, na quarta-feira, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, num jogo agendado para as 20:45, no Estádio Cidade de Barcelos, com arbitragem de David Silva, da associação do Porto.

A outra meia-final opõe o Sporting ao Rio Ave, tendo os ‘leões’, no primeiro jogo, vencido os vila-condenses, em Lisboa, por 2-0.

A última final da Taça de Portugal entre os dois ‘grandes’ de Lisboa remonta a 1995/96, quando, em 18 de maio de 1996, no Estádio Nacional, em Oeiras, os ‘encarnados’ derrotaram os ‘verde e brancos’, por 3-1, numa final manchada pela morte de um adepto sportinguista, atingido por um very light lançado da bancada oposta.

O FC Porto, vencedor de 20 edições da prova, incluindo as últimas três, ‘caiu’ no terreno do Moreirense (2-1), na quarta eliminatória.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 3 horas

Atletismo: Ana Marinho foi a quarta melhor portuguesa e Mariana Machado bate recorde nos Europeus de estrada

A bracarense Mariana Machado terminou, este domingo, no quarto lugar a prova de 10 quilómetros dos Europeus de Atletismo em...

Paíshá 4 horas

Vem aí forte descida dos preços dos combustíveis

Os preços dos combustíveis vão ficar bem mais baratos a partir desta segunda-feira, dia 14 de abril, pelo que é...

Desportohá 5 horas

FC Famalicão volta a vencer e segura sétimo lugar

O Futebol Clube de Famalicão venceu, este sábado, o Estoril Praia por 3-0. O jogo disputado em casa contou para...

Regiãohá 5 horas

Temperatura desce quase 10 graus em dois dias. Frio e chuva na Semana Santa

O dia até amanheceu cinzento, mas para hoje é esperada uma tarde de sol no distrito de Braga, e uma...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão é palco do Cortejo Bíblico esta tarde

Prosseguem, neste domingo, as atividades da Semana Santa em Vila Nova de Famalicão. Até ao final do dia continua instalada...

Sociedadehá 19 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 3 – 0 Estoril Praia

O Futebol Clube de Famalicão venceu esta tarde o Estoril Praia por três bolas a zero no Estádio Municipal de...

Paíshá 22 horas

Operação ‘Páscoa em Segurança 2025’: PSP Realiza 88 Detenções e Reforça Condução Segura

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou que, no primeiro dia da operação “Polícia Sempre Presente: Páscoa em Segurança 2025”,...

Famalicãohá 1 dia

Frutivinhos celebra 65 anos com inauguração de novas instalações

A Frutivinhos – Adega Cooperativa de Vila Nova de Famalicão assinala este sábado, 12 de abril, um marco importante na...

Famalicãohá 1 dia

Gala comemorativa dos 50 anos do Grupo Recreativo de Gavião

O Grupo Recreativo de Gavião celebrou, no passado dia 6 de março, meio século de existência. Cinquenta anos de história,...

Paíshá 1 dia

Preço do borrego dispara na Páscoa devido à língua azul

Na véspera da Páscoa, o preço do borrego atingiu valores recorde, impulsionado pela escassez provocada pela doença da língua azul....

Arquivo

Mais Vistos