Braga
Esposende: Ponte D. Luís Filipe encerrada para reabilitação estrutural entre 07 e 17 de abril

A ponte metálica de Fão, em Esposende, no distrito de Braga, vai estar encerrada ao trânsito a partir de segunda-feira e até ao dia 17, devido à “fase final” dos trabalhos de reabilitação, foi hoje anunciado.
Segundo o município, trata-se de uma “interrupção total” do trânsito, que abrangerá tanto ligeiros como pesados.
A Infraestruturas de Portugal, responsável pela obra, especifica que o corte do trânsito se deve a trabalhos de colocação de juntas de dilatação e de pavimentação.
Será implementado um desvio de trânsito por itinerário alternativo, pela Autoestrada 28 (A28), entre o nó 18 (N13/Fão/Apúlia) e o nó 19 (N103-1/Esposende/Barcelos).
A reabilitação da ponte de Fão, sobre o rio Cávado, na EN-13, foi consignada em junho 2023, envolvendo um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros.
A intervenção contempla a reabilitação da estrutura metálica do tabuleiro e dos aparelhos de apoio, a reabilitação do embasamento dos sete pilares e o alteamento dos guarda-corpos metálicos do passeio.
Inclui ainda a substituição das guardas de segurança e respetivas fixações, a reabilitação de pilares, encontros e muros em alvenaria e a impermeabilização e repavimentação do tabuleiro.
Desde novembro de 2023, e por causa das obras, a circulação na ponte decorre de forma alternada, regulada por semáforos.
A ponte de Fão foi inaugurada em 1892, tendo como nome oficial D. Luís Filipe.
Em janeiro de 1986, foi classificada como imóvel de interesse público.

-
Desportohá 1 semana
Anselmi pede cautela contra o FC Famalicão: “Podem causar-nos dano”
-
Paíshá 6 dias
Norte: Homem suspeito de crimes violentos detido com “amigo” na posse de arma “modificada”
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: PJ detém grupo de 9 que se fazia burlas, falsificações e branqueamentos de dinheiro
-
Desportohá 1 dia
Escola de Atletismo Rosa Oliveira em destaque em Vale São Martinho