Siga-nos nas redes

Região

Ciclovia da Trofa: Tribunal dá razão aos proprietários da habitação que interrompe o segmento

Publicado

em

O Tribunal da Relação do Porto confirmou, esta segunda-feira, decisão do Tribunal de Santo Tirso, que havia dado razão aos donos de uma propriedade cujo muro interrompe a ciclovia do Coronado, que a Câmara da Trofa alega ser domínio público.

Em causa está a continuação da construção da ciclovia inaugurada em setembro de 2022 pelo município depois de um proprietário, residente em São Romão do Coronado, ter recusado demolir um muro da sua propriedade, contrapondo a autarquia do distrito do Porto que o local onde está o muro integra uma área de 60 metros quadrados que é do domínio público, argumento a que nem o tribunal de primeira instância nem o da Relação deram provimento.

Na sentença conhecida em setembro de 2024, foi entendimento do juiz que “perante o quadro de insuficiência factual, não ficou demonstrado que a parcela ocupada integre área do domínio público”.

O acórdão do recurso vai no mesmo sentido lendo-se que “apesar de estar demonstrada a aparente ocupação ilegal de uma área de domínio público (e note-se que a acessão pressupõe sempre a boa fé), devido a um lapso dos serviços da autora essa aquisição não cumpriu os requisitos formais”.

Prossegue a conclusão que “o tribunal oficiosamente procurou ainda proteger o interesse público através de vários institutos, mas devido à lacuna de factos alegados e provados e ao facto de nenhuma obra ter sido realizada nesse terreno não é possível, nesta ação, efetivar essa proteção”.

“Razões pelas quais se terá de concluir pela improcedência da apelação”, termina.

O Corredor Ciclável e Pedonal do Coronado foi inaugurado em 4 de setembro de 2022, tendo uma extensão de 2,5 quilómetros, inserida no Vale do Coronado, representando um investimento de quatro milhões de euros da autarquia então liderada por Sérgio Humberto.

A União Europeia comparticipou a obra em 85%, ou seja, em 2,32 milhões de euros de um valor elegível de 2,62 milhões de euros, a que se juntaram 394 mil euros de Financiamento Público Nacional.

O projeto da ciclovia previa, segundo o projeto divulgado pela autarquia, ligar o Largo da Feira Nova (S. Mamede) à Estação Ferroviária (S. Romão), incluindo o projeto a criação de zonas de “estacionamento para as bicicletas”.

A Lusa tentou uma reação da autarquia, nomeadamente saber se vai apresentar novo recurso, mas até ao momento não foi possível.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 9 horas

Polícia Judiciária dá as boas vindas a 113 novos inspetores

 A Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (PJ) vai receber o maior número dos 113 inspetores...

Regiãohá 10 horas

Vila do Conde: Proprietário de estabelecimento comercial detido por posse de arma proibida e estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, procedeu à detenção...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Hélder Costa é o novo presidente da ACIF. Lista B vence com 191 votos

A Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão assinalou, esta terça-feira, um momento de eleição de uma nova...

Paíshá 12 horas

EN14: Duas pessoas feridas após colisão entre diversos veículos na Maia

Duas pessoas sofreram ferimentos ligeiros, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão entre diversas viaturas, na Estrada Nacional...

Desportohá 13 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Estoril Praia por 0-1

Esta terça-feira assinalou mais um dia de competição para a formação sub-23 do FC Famalicão, que disputou a 13.ª jornada...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Céus limpos e subida das temperaturas máximas são as previsões para esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia de sol e céus limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português do...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão desenvolve o Plano de Ação para a Cultura que irá vigorar até 2030

A Câmara Municipal de Famalicão desenvolve o seu “Plano de Ação para a Cultura”, projeto que irá vigorar até 2030,...

Desportohá 16 horas

“Histórico adormecido” Tirsense preparado para “mostrar qualidade” no maior estádio de Portugal

O treinador do Tirsense, Emanuel Simões, disse hoje que a equipa vai encarar a segunda mão das meias-finais da Taça...

Paíshá 17 horas

Luto pela morte do Papa deverá coincidir com celebrações do 25 de abril diz Marcelo

O Presidente da República anunciou hoje que o luto nacional de três dias pela morte do Papa Francisco, em princípio,...

Paíshá 18 horas

Matrículas para crianças do pré-escolar e 1.º ano abertas a partir de hoje

As matrículas das crianças que em setembro vão para o pré-escolar ou para o 1.º ano de escolaridade começam hoje...

Arquivo

Mais Vistos