Site icon Fama Rádio e Televisão

Grupo de 44 refugiados ucranianos chega a Braga esta segunda-feira

O autocarro humanitário que na quinta-feira rumou de Braga à Polónia encetou este sábado a viagem de regresso àquela cidade minhota, com 44 refugiados a bordo, estando a chegada prevista para segunda-feira.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, disse que no autocarro embarcaram 10 crianças (entre 01 e 11 anos) e nove adolescentes (dos 12 aos 17 anos). Seguiram viagem também 25 mulheres adultas, três das quais com mais de 65 anos.

“Temos vindo a trabalhar com vários, desde há duas semanas a esta parte, para um acolhimento pleno de todos eles”, acrescentou.

Em termos de alojamento, alguns ficarão em casa de familiares que já residem em Braga, enquanto para os outros estão a ser equacionadas várias soluções.

Numa primeira fase, o Hotel João Paulo II, no Sameiro, vai acolher alguns dos refugiados.

Está também a ser trabalhada a vertente do emprego, havendo já “várias ofertas” de empresas e instituições, uma das quais do Sporting Clube de Braga.

Paralelamente, e ainda segundo Ricardo Rio, vai ser lançada uma campanha de apadrinhamento, para que empresas, instituições ou particulares assumam uma responsabilidade direta e um apoio mais efetivo a cada um dos refugiados.

“Estamos a falar, por exemplo, de responsabilidades ao nível do fornecimento de bens essenciais, como alimentação, que obviamente não podem faltar”, explicou.

Da mesma forma, os refugiados terão também “apoio imediato” para aprendizagem da língua portuguesa e da educação.

“Não sabemos quanto tempo vão ficar em Braga, porque haverá certamente situações muito diversas, mas vamos assegurar que, enquanto cá estiverem, terão um acolhimento pleno”, frisou o autarca.

Na cidade de Braga, já vivem atualmente cerca de 800 ucranianos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version