Siga-nos nas redes

Região

Câmara de Santo Tirso organiza vigília em frente ao hospital exigindo esclarecimentos à ministra da Saúde

Publicado

em

O Município de Santo Tirso promove uma vigília, este sábado, no seguimento da passagem da gestão do hospital para a Misericórdia, visando exigir à ministra da Saúde esclarecimentos sobre este processo.

Denominada “Pelo direito à verdade”, a iniciativa tem início agendado para as 15:00 e pretende ser um protesto pelo facto de Ana Paula Martins, decorridos quase três meses do pedido de reunião urgente feito pelo presidente da autarquia, Alberto Costa, continuar sem dar resposta, assinala o comunicado do município.

“Ao fim de praticamente três meses a aguardar que a Ministra da Saúde agende uma audiência com Alberto Costa, com o fim de prestar um conjunto de esclarecimentos em relação à decisão anunciada pelo primeiro-ministro Luís Montenegro de retirar a gestão do Hospital de Santo Tirso da esfera pública, a Câmara Municipal de Santo Tirso decide avançar com uma ação de protesto contra a falta de diálogo por parte da tutela”, lê-se na nota de imprensa.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou em dezembro que a ministra da Saúde já estava a trabalhar com algumas Misericórdias, como as de São João da Madeira e de Santo Tirso, “para a transferência dos respetivos hospitais para as mãos das Misericórdias”.

Esclarece a autarquia que a iniciativa é dirigida “à população em geral, nomeadamente aos utentes abrangidos pelo hospital”, e visa também “exigir à ministra que responda a uma série de questões” que Alberto Costa apresentou numa Carta Aberta entregue a Ana Paula Martins a 12 de fevereiro, na Assembleia da República.

Nessa data, recorda a autarquia, a governante “comprometeu-se a contactar Alberto Costa para agendar a reunião, mas, até à data, não o fez, falhando ao compromisso assumido não apenas ao presidente da autarquia, mas também ao presidente da Assembleia Municipal, Fernando Benjamim, e aos representantes dos profissionais de saúde”.

“Em face do inaceitável silêncio por parte do Governo, a Câmara Municipal diz ter chegado a hora de dizer basta à falta de respostas por parte da ministra, lançando o desafio a toda a população, em geral, e aos profissionais de saúde, em particular, para se juntarem à iniciativa e fazerem ouvir a sua voz”.

A 19 de fevereiro a Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso (SCMST) confirmou, em comunicado, que assumirá a gestão do Hospital de Santo Tirso a 01 de abril e afastou o cenário de despedimento de funcionários.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 2 horas

Mostra Comunitária em Oliveira de São Mateus

Este fim de semana, o Parque do Quinteiro, em Oliveira de São Mateus, recebe a Mostra Comunitária da freguesia, um...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão pode garantir este sábado a subida histórica à Liga Placard de futsal

O FC Famalicão pode escrever uma página histórica no seu percurso desportivo ao final da tarde deste sábado, 24 de...

Sociedadehá 4 horas

Outiz realiza este fim de semana a sua mostra comunitária

A freguesia de Outiz, no concelho de Famalicão, promove este fim de semana, dias 24 e 25 de maio, a...

Sociedadehá 5 horas

Jackpot de 185 milhões não teve vencedor, mas segundo e terceiro prémios saem para Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio 041/2025 do Euromilhões, realizado na passada sexta-feira, 23 de maio, que tinha em...

Sociedadehá 5 horas

Famalicão acolhe pela primeira vez a iniciativa nacional CaminhASMA

Famalicão recebe, pela primeira vez, a CaminhASMA, uma iniciativa de âmbito nacional que já vai na sua 4.ª edição e...

Desportohá 17 horas

Santo Tirso: José Mota confiante da permanência do AVS na liga principal

 O treinador do AVS, José Mota, destacou hoje o aspeto mental e mostrou confiança na permanência da equipa na I...

Guimarãeshá 19 horas

Atualização: GNR nas instalações do Centro Social de Guardizela após afogamento de criança de 3 anos

Elementos da Guarda Nacional Republicana encontram-se, na tarde desta sexta-feira, nas instalações do Centro Social de Guardizela, entidade responsável pela...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão espera céus limpos e “máximas” de 27 graus este fim de semana

Famalicão espera um fim de semana com sol e temperaturas amenas, de acordo com as previsões do Instituto Português do...

Guimarãeshá 20 horas

Ave: Criança de 3 anos gravemente ferida após afogamento em Guimarães

Uma criança de 3 anos ficou gravemente ferida, na manhã desta sexta-feira, na sequência de um afogamento numa piscina de...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Jovem de 19 anos ferida após despiste de bicicleta em Brufe

Uma mulher de 19 anos ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência de um despiste de bicicleta na rua...

Arquivo

Mais Vistos