Uma taxa turística municipal de um euro por noite, está em discussão pública, no Município de Vila do Conde até 29 de março. A medida visa enfrentar os desafios do aumento do turismo, que tem causado maior desgaste nos equipamentos públicos, mais eventos e um aumento do investimento em limpeza e segurança.
O regulamento da taxa está em consulta pública por 30 dias, podendo entrar em vigor ainda este ano. Todas as sugestões devem ser dirigidas ao presidente da Câmara.
Vila do Conde reconhece que o desenvolvimento turístico implica um investimento considerável em obras de manutenção, eventos e medidas de segurança e higiene. Por isso, justifica a taxa como forma de todos contribuírem para os benefícios gerados pelo turismo, com receitas destinadas à promoção turística do concelho.
A taxa será de um euro por noite, aplicada durante todo o ano, para hóspedes com 16 anos ou mais, com um máximo de 14 noites consecutivas. Estão isentos os que estão na região por razões médicas, pessoas com deficiência superior a 60% e aqueles em situação semelhante.
Atualmente, apenas Porto, Gaia e Póvoa de Varzim aplicam taxa turística na Área Metropolitana, com valores entre 1,5 e 2,5 euros por noite.