O Tirsense fez história na Taça de Portugal em futebol, esta terça-feira, ao tornar-se a primeira equipa do quarto escalão a chegar às meias-finais, com um triunfo por 2-0 na casa do Elvas, outra equipa do Campeonato de Portugal.
Júnior Franco a acabar a primeira parte, aos 45+2 minutos, e Daniel Rodrigues a começar a segunda, aos 53, selaram o apuramento dos nortenhos, que vão disputar o acesso à final, a duas mãos, com Benfica e Sporting de Braga,
Os visitantes entraram melhor no jogo e criaram os primeiros lances de perigo, mas os da casa acordaram com um contra-ataque em que o defesa Jorge Silva foi obrigado a fazer falta, e equilibraram a partida.
O Tirsense, com ataque organizado e posse de bola, voltou, pouco depois, ao domínio, criando sempre muitas dificuldades ao Elvas, enquanto a equipa da casa apostava sobretudo em transições rápidas e no jogo direto.
Quase sem oportunidades claras de golo, os visitantes acabaram por se adiantar no marcador no último lance do primeiro tempo.
Na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para o médio Bernardo Mesquita, que cruzou para o interior da área adversária, encontrando Júnior Franco, que, sozinho, cabeceou para o fundo da baliza.
A segunda parte começou como terminou a primeira, com os visitantes a marcarem. Aos 53 minutos, Daniel Rodrigues fez o 2-0 com um remate de longe, que ainda bateu no poste direito, após um corte da defesa contrária para zona proibida à entrada da área.
Numa das melhores oportunidades para o Elvas, o médio João Bandeira rematou ao lado, quando estava sozinho na zona do penálti.
Em vantagem, o Tirsense geriu o jogo, mas não abdicou de atacar, enquanto o Elvas, já na parte final, mais com o coração do que com a cabeça, desperdiçou vários lances para, pelo menos, reduzir a desvantagem.
O adversário do Tirsense nas meias-finais será decidido jogo entre Benfica e Sporting de Braga, marcado para quarta-feira, às 20:45, no Estádio da Luz, em Lisboa.