Uma rede de tráfico de estupefacientes foi desmantelada, esta quinta-feira, pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santo Tirso da GNR, numa operação levada a cabo na zona do Grande Porto. Aqui, os militares procederam à detenção de cinco homens e duas mulheres com idades compreendidas entre os 25 e 45 anos.
Tudo decorreu no âmbito de uma investigação iniciada em 2021, por tráfico de estupefacientes, na qual foi possível apurar-se que os suspeitos operavam em rede, dedicando-se ao tráfico de estupefacientes na zona do Grande Porto.
Na sequência da investigação, os militares da Guarda realizaram várias diligências policiais, que culminaram no cumprimento de três mandados de detenção e na realização de 25 buscas, 14 domiciliárias e 11 em estabelecimentos de restauração e bebidas, garagens e stands, tendo sido possível apreender 1 550 garrafas de oxido nitroso, num valor aproximado de 75 mil euros, uma arma de fogo, 138 doses de heroína, 160 doses de cocaína, duas balanças de precisão, 20 telemóveis, cinco viaturas e 20 mil euros em dinheiro.
Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Santo Tirso.
A ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto, do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI) e das estruturas de Investigação Criminal dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Leiria e Coimbra. A ação contou ainda com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).