Siga-nos nas redes

Região

Hospital: Presidente da Câmara de Santo Tirso entrega carta aberta à ministra da Saúde

Publicado

em

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, deslocou-se esta quarta-feira a Lisboa para entregar à ministra da Saúde uma carta aberta contra a passagem da gestão do hospital local para a Misericórdia, divulgou esta quarta-feira a autarquia.

“O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, deslocou-se esta manhã a Lisboa para entregar pessoalmente uma Carta Aberta à Ministra da Saúde”, pode ler-se num comunicado da Câmara Municipal de Santo Tirso (distrito do Porto) enviado esta quarta-feira às redações.

De acordo com a autarquia, a viagem ocorreu “face ao silêncio de Ana Paula Martins […] em relação à solicitação urgente de audiência” e, perante a entrega da carta em mãos, “a ministra comprometeu-se a responder ao pedido de audiência de Alberto Costa e a encontrar uma data” para a realizar, segundo a autarquia.

Na carta aberta, Alberto Costa (PS) refere que a decisão do Governo, tomada em 12 de dezembro, retoma “um caminho travado em 2015”, tendo o autarca solicitado, no dia a seguir, uma audiência urgente de forma a obter esclarecimentos “sobre uma decisão que o Governo havia tomado de forma surpreendente e sem qualquer tipo de diálogo”, mas dois meses depois não obteve resposta.

“Em todas as reuniões que realizei e contactos que estabeleci, ficou claro que ninguém conhecia os contornos da retirada da gestão pública a um dos dois hospitais da ULS Médio Ave”, assegura Alberto Costa, após reunir com a administração da Unidade Local de Saúde do Médio Ave (que também integra o hospital São João de Deus, em Famalicão), profissionais de saúde, Misericórdia e autarcas de Famalicão e Trofa.

Considerando o desconhecimento do processo “incompreensível e inaceitável”, Alberto Costa aponta ainda que “a secretária de Estado da Saúde esteve reunida, dia 30 de janeiro, em Santo Tirso, com o Conselho de Administração da ULS Médio Ave a propósito da passagem do hospital para a Misericórdia”, mas não com o autarca.

O autarca tirsense diz ainda que a secretária de Estado da Saúde comunicou à administração da ULS Médio Ave que a devolução do hospital à misericórdia ocorreria até 31 de março.

Assim, Alberto Costa decidiu escrever uma carta aberta com 11 pontos questionando “quais as razões técnicas que justificam a retirada da gestão do hospital da esfera pública“, ou “por que razão apenas o hospital de Santo Tirso, propriedade da Misericórdia, deixará de ter gestão pública, quando o hospital de Famalicão está exatamente nas mesmas condições” e não passará.

O autarca pergunta ainda se a ministra “pode garantir que os utentes não terão custos acrescidos com a retirada da gestão pública do hospital”, se “nenhum profissional de saúde perderá o emprego” ou se “está salvaguardado o cumprimento do estatuto dos profissionais de saúde quanto à sua progressão, valorização remuneratória e estatuto disciplinar”.

Alberto Costa quer ainda saber “que investimentos estão previstos para modernizar instalações e equipamentos e ampliar valências”, para que hospital será direcionada “a referenciação dos doentes da urgência” e se “o acesso ao SNS através do INEM e dos bombeiros seguirá as mesmas regras da referenciação, ou seja, os doentes serão encaminhados para o Porto”.

O autarca pergunta também se o hospital de Santo Tirso “vai continuar a ter uma Urgência Básica” e se, como a ministra afirmou a deputados, ainda está a ser realizado um estudo que demonstre que a celebração do acordo diminui os encargos globais do SNS em pelo menos 25%, por que razão “já foi tomada a decisão de devolver o hospital até 31 de março”.

“Por fim, como é possível ao hospital de Santo Tirso prestar melhores serviços de saúde às populações de Santo Tirso, Trofa e Famalicão com um corte orçamental de 25%”, questiona ainda.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 minutos

Famalicão novamente sob “aviso amarelo” esta sexta-feira: Mau tempo vai manter-se até às 18:00

Famalicão volta a encontrar-se sob um “aviso amarelo” do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que indica “aguaceiros localmente...

Paíshá 25 minutos

Circulação de comboios parada esta sexta-feira em mais um dia de greve

A circulação de comboios está hoje parada devido à greve dos maquinistas da CP – Comboios de Portugal, disse à...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Freguesia de Calendário em festa para a Nossa Senhora dos Remédios e Almas

Calendário convida para mais uma edição da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios e Almas, cujo ponto alto...

Mundohá 14 horas

Papa Leão XIV agradece lições de Francisco e pede ajuda na “construção de pontes” para a Humanidade

O novo Papa agradeceu o legado de Francisco, a quem sucede a partir hoje na liderança da Igreja Católica, e...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Casa de Camilo expõe trabalhos artísticos dos estudantes do concelho no mês de junho

Trabalhos de expressão plástica, com autoria dos estudantes do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário...

Mundohá 15 horas

O novo Papa é dos Estado Unidos: Robert Prevost assume hoje como Sumo Pontífice

Esta quinta-feira, dia 08 de maio de 2025, assinalou a escolha do novo Papa.

Mundohá 16 horas

Última Hora! Novo Papa já foi escolhido

Fumo branco: foi assim que mais uma vez, milhões de fieis da igreja católica, residentes nos quatro cantos do mundo...

Desportohá 17 horas

Vídeo: Talentos do FC Famalicão dão “show” na mesa de ‘Teqball’ em preparação para o Santa Clara

Em contagem decrescente para a penúltima jornada desta edição da Primeira Liga, o FC Famalicão encontra-se em preparação para uma...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Mostra Comunitária de Mouquim celebra 767 anos da freguesia

Mouquim está em festa, no sábado de 17 de maio, dia de mais uma edição da sua Mostra Comunitária, que...

Bragahá 19 horas

Braga: Quatro detidos por suspeita de tráfico de droga. Tinham mais de 200 doses de heroína

A Polícia de Segurança Pública levou a cabo, na cidade de Braga, a detenção de quatro cidadãos por suspeita do...

Arquivo

Mais Vistos