Siga-nos nas redes

Póvoa de Varzim

Justiça: 12 e 9 anos de prisão para homens que assaltaram diversas empresas em Barcelos, Póvoa de Varzim e mais

Publicado

em

O Tribunal de Penafiel condenou a 12 anos e nove anos de prisão dois homens por integrarem um grupo que realizou diversos assaltos a empresas do país, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).

Em comunicado publicado no domingo na sua página de Internet, a PGRP refere que os arguidos foram condenados pela prática, em coautoria, de um crime de associação criminosa e 17 crimes de furto qualificado.

Os dois arguidos foram ainda condenados na pena acessória de expulsão do território nacional, com a consequente interdição de regressar ao país por cinco anos, após a expulsão, e terão de pagar solidariamente ao Estado 196.001,82 euros, correspondendo à vantagem obtida com a prática dos referidos crimes. 

O acórdão, datado de 27 de janeiro, considerou provado que os dois homens faziam parte de um grupo que entre o final de 2018 e os primeiros meses de 2019 assaltou diversas empresas de onde retiraram materiais de cobre, máquinas industriais, artigos informáticos e eletrónicos, como computadores, ‘tablets’, telemóveis, máquinas, e ainda quantias monetárias que encontrassem.

Os assaltos ocorreram em vários pontos do país, nomeadamente nos concelhos de Amarante, Paredes, Felgueiras, Lousada, Póvoa de Varzim e Marco de Canaveses (distrito do Porto), Ponte de Lima (Viana do Castelo), Vale de Cambra e Santa Maria da Feira (Aveiro), Macedo de Cavaleiros (Bragança), Viseu e Mangualde (Viseu), Barcelos (Braga), Pombal (Leiria) e Proença-a-Nova (Castelo Branco).

Foi ainda dado como provado que todos os membros desse grupo são de origem romena, tendo-se mudado desde Espanha, local onde residiam anteriormente, para a zona de Adoufe, em Vila Real, onde arrendaram três residências e um armazém.

Segundo o tribunal, o grupo atacava sempre de noite e demonstrava “organização e método”, tendo como resultado da atividade por si levada a cabo alcançado “elevados proventos económicos”, não sendo conhecida, à exceção de um arguido, qualquer atividade remunerada.

Um dos arguidos mantém-se sujeito à medida de coação de prisão preventiva e o outro arguido encontra-se preso, em cumprimento de pena, à ordem de outro processo.

Ainda segundo a Procuradoria, o processo no âmbito do qual estes dois arguidos, juntamente com um terceiro, foram julgados e condenados resultou da separação de um outro processo no âmbito do qual estão acusados mais três arguidos pela prática da mesma factualidade e que ainda aguarda os ulteriores termos do processo. A separação de processos ficou a dever-se à urgência por reclusão dos arguidos agora condenados.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 5 horas

Transportes: Comboios em greve a 07 e 08 de maio

Vários sindicatos representativos dos trabalhadores da CP – Comboios de Portugal entregaram hoje um pré-aviso de greve na transportadora, para os dias...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Radares da PSP controlam velocidade a partir das 08:30 na EN14

Os radares de controlo de velocidade da Polícia de Segurança Pública marcam presença em Famalicão, esta quarta-feira, na Estrada nacional...

Bragahá 7 horas

Fafe: Homem gravemente ferido após queda de 15 metros de um veículo

Um homem com cerca de 30 anos ficou gravemente ferido, na tarde desta terça-feira, após a queda de um veículo...

Desportohá 8 horas

Árbitro João Pinheiro vai dirigir jogo dos quartos de final da Liga Conferência entre Fiorentina e Celje

O português João Pinheiro foi nomeado pela UEFA para arbitrar na quinta-feira o jogo entre a Fiorentina e o Celje,...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Manhã de chuva dá lugar a tarde de sol esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, mais um dia com previsões de chuva, que se devem confirmar entre a madrugada e as...

Desportohá 9 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Estrela da Amadora por 2-1

Esta terça-feira foi dia de mais um desafio para a formação sub-23 do FC Famalicão, que disputou a 12.ª jornada...

Paíshá 9 horas

Trânsito condicionado na EN14 entre a Maia e Porto após incêndio em viatura

O trânsito ficou condicionado, no segmento da Estrada Nacional 14 que faz a ligação entre a Maia e o Porto,...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Despiste de motociclo faz um ferido em Telhado

Uma pessoa com 64 anos ficou ferida, na tarde desta terça-feira, na sequência do despiste de um motociclo, na Avenida...

Desportohá 11 horas

Famalicão: CRP Delães e UD Calendário mostram desagrado após desacatos entre adeptos registados este domingo

Uma série de desacatos e agressões foram registados entre os adeptos do CRP Delães e UD Caléndário (ambos emblemas de...

Bragahá 12 horas

Esposende: Momento da fuga de assaltantes de ourivesaria registado em vídeo

Uma ourivesaria no centro de Esposende foi assaltada, na tarde desta segunda-feira, por três indivíduos, que usaram uma faca e...

Arquivo

Mais Vistos