Siga-nos nas redes

Braga

Universidade do Minho apresentou a sua “rede de inovação” que junta 11 instituições do Norte

Publicado

em

A Universidade do Minho (UMinho) lançou hoje, no campus de Guimarães, a rede de inovação que junta 11 instituições do Norte, visando “ganhar escala” nacional e internacional, mantendo as portas abertas a novos parceiros.

A cerimónia de assinatura do memorando de entendimento da constituição deste consórcio contou com a presença dos responsáveis das entidades parceiras, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, do presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), António Grilo, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira.

Em declarações à agência Lusa, o vice-reitor explicou que este consórcio envolve, nomeadamente, a inovação, o conhecimento e os centros de tecnologia, permitindo “agregar competências e recursos” e posicionar no sentido de “ganhar dimensão e escala”.

Eugénio Campos Ferreira sublinhou que esta parceria permite “ir buscar competências e recursos” distribuídos pelas entidades aderentes, que abrangem diversos setores como a área digital, a sustentabilidade ou a produção de materiais, juntando todas elas.

Esta rede de inovação estava a ser pensada há mais de um ano e, segundo o vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, hoje foi apenas o seu lançamento, havendo “muito trabalho” pela frente.

“É uma iniciativa que poderá e deverá ser alargada. Queremos alavancar com esta rede colaborativa todas estas entidades envolvidas, mas também permitir a entrada de outros parceiros no ecossistema da inovação”, frisou Eugénio Campos Ferreira.

Em comunicado divulgado anteriormente, a UMinho referiu que o objetivo dos 11 parceiros é complementar recursos, competências, capacidades, redes de contacto e influência no processo de desenvolvimento de novos produtos, processos e sistemas integrados.

Tudo isto passando pelas fases de conceito, desenvolvimento, prototipagem e validação, até à sua transferência e implementação industrial.

“Na prática, pretende-se discutir e construir agendas comuns de I&D [investigação e desenvolvimento] e inovação, orientadas para a criação, difusão e valorização do conhecimento científico-tecnológico, incluindo a partilha de infraestruturas e processos de internacionalização, a promoção de sessões sobre temas tecnológicos críticos e a criação de uma dinâmica de oportunidades e desafios para concretizar novos projetos comuns a partir da região Norte”, explica a universidade.

Designada UMinho Innovation Aliance, a rede colaborativa integra sete centros de tecnologia e inovação, designadamente o Centro de Computação Gráfica, Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros, Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, Centro para a Valorização de Resíduos, Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos (Fibrenamics) e Centro de Interface Tecnológico Industrial (CITIN).

Fazem ainda parte da rede o Laboratório Colaborativo em Transformação Digital, a Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento (TecMinho) e o Centro de Competências do Agroalimentar para o Setor das Carnes.

A iniciativa nasceu de necessidades identificadas pelas entidades envolvidas, que fazem parte do ecossistema de I&D da UMinho e têm a sua sede na região.

A rede responde também ao desafio da tutela de se criar consórcios neste âmbito.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 50 minutos

Enfermeiros do Hospital de Santo Tirso contra transferência para a Misericórdia

Cinquenta e oito enfermeiros do Hospital de Santo Tirso, subscreveram um abaixo-assinado, requerendo que esta unidade permaneça sob gestão pública...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Escola Básica de Avidos inaugurou biblioteca escolar

A Escola Básica (EB) de Avidos já tem uma biblioteca escolar. A abertura deste novo espaço de leitura e conhecimento...

Famalicãohá 2 horas

Associação de Voluntariado entrega camas hidráulicas ao Hospital de Famalicão  

A Associação do Voluntariado Hospitalar de de Famalicão doou três camas hidráulicas à enfermaria do Serviço de Medicina Homens do...

Desportohá 4 horas

Riba d’Ave Hóquei Clube volta a reunir, este sábado, para tentar ultrapassar vazio diretivo 

O Riba d´Ave Hóquei Clube (RAHC) volta a reunir, este sábado, 5 de abril,  em Assembleia Geral para eleger os...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão assinala “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

O Município de Famalicão e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Famalicão estão a assinalar o...

Paíshá 16 horas

Têxteis nacionais antecipam “impacto negativo” com tarifas de Trump: EUA são mercado de “grande relevância”

A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) afirma que as novas tarifas anunciadas pelos EUA às importações da União...

Paíshá 17 horas

PJ desmantela rede de burlas “olá pai, olá mãe” que lesaram milhares de pessoas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter desmantelado uma rede de burlas “olá pai, olá mãe” e de ofertas de...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Manhã de chuva dá lugar a tarde de sol este sábado

Famalicão espera, este sábado, um dia com previsão de chuvas leves para o período matinal, dando lugar a uma tarde...

Paíshá 18 horas

Porto: Família recusa acolher prisão domiciliária de suspeito de tráfico e este fica em liberdade enquanto aguarda julgamento

Um suspeito de tráfico de droga no Porto vai aguardar julgamento em liberdade depois de a família ter recusado acolhê-lo...

Paíshá 19 horas

Maia: Colisão rodoviária corta trânsito junto à entrada para a autoestrada

O trânsito ficou condicionado, na tarde desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre uma vatura ligeira e um...

Arquivo

Mais Vistos