Siga-nos nas redes

Braga

Universidade do Minho apresentou a sua “rede de inovação” que junta 11 instituições do Norte

Publicado

em

A Universidade do Minho (UMinho) lançou hoje, no campus de Guimarães, a rede de inovação que junta 11 instituições do Norte, visando “ganhar escala” nacional e internacional, mantendo as portas abertas a novos parceiros.

A cerimónia de assinatura do memorando de entendimento da constituição deste consórcio contou com a presença dos responsáveis das entidades parceiras, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, do presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), António Grilo, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira.

Em declarações à agência Lusa, o vice-reitor explicou que este consórcio envolve, nomeadamente, a inovação, o conhecimento e os centros de tecnologia, permitindo “agregar competências e recursos” e posicionar no sentido de “ganhar dimensão e escala”.

Eugénio Campos Ferreira sublinhou que esta parceria permite “ir buscar competências e recursos” distribuídos pelas entidades aderentes, que abrangem diversos setores como a área digital, a sustentabilidade ou a produção de materiais, juntando todas elas.

Esta rede de inovação estava a ser pensada há mais de um ano e, segundo o vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, hoje foi apenas o seu lançamento, havendo “muito trabalho” pela frente.

“É uma iniciativa que poderá e deverá ser alargada. Queremos alavancar com esta rede colaborativa todas estas entidades envolvidas, mas também permitir a entrada de outros parceiros no ecossistema da inovação”, frisou Eugénio Campos Ferreira.

Em comunicado divulgado anteriormente, a UMinho referiu que o objetivo dos 11 parceiros é complementar recursos, competências, capacidades, redes de contacto e influência no processo de desenvolvimento de novos produtos, processos e sistemas integrados.

Tudo isto passando pelas fases de conceito, desenvolvimento, prototipagem e validação, até à sua transferência e implementação industrial.

“Na prática, pretende-se discutir e construir agendas comuns de I&D [investigação e desenvolvimento] e inovação, orientadas para a criação, difusão e valorização do conhecimento científico-tecnológico, incluindo a partilha de infraestruturas e processos de internacionalização, a promoção de sessões sobre temas tecnológicos críticos e a criação de uma dinâmica de oportunidades e desafios para concretizar novos projetos comuns a partir da região Norte”, explica a universidade.

Designada UMinho Innovation Aliance, a rede colaborativa integra sete centros de tecnologia e inovação, designadamente o Centro de Computação Gráfica, Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros, Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, Centro para a Valorização de Resíduos, Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos (Fibrenamics) e Centro de Interface Tecnológico Industrial (CITIN).

Fazem ainda parte da rede o Laboratório Colaborativo em Transformação Digital, a Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento (TecMinho) e o Centro de Competências do Agroalimentar para o Setor das Carnes.

A iniciativa nasceu de necessidades identificadas pelas entidades envolvidas, que fazem parte do ecossistema de I&D da UMinho e têm a sua sede na região.

A rede responde também ao desafio da tutela de se criar consórcios neste âmbito.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 4 horas

Têxteis nacionais antecipam “impacto negativo” com tarifas de Trump: EUA são mercado de “grande relevância”

A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) afirma que as novas tarifas anunciadas pelos EUA às importações da União...

Paíshá 5 horas

PJ desmantela rede de burlas “olá pai, olá mãe” que lesaram milhares de pessoas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter desmantelado uma rede de burlas “olá pai, olá mãe” e de ofertas de...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Manhã de chuva dá lugar a tarde de sol este sábado

Famalicão espera, este sábado, um dia com previsão de chuvas leves para o período matinal, dando lugar a uma tarde...

Paíshá 6 horas

Porto: Família recusa acolher prisão domiciliária de suspeito de tráfico e este fica em liberdade enquanto aguarda julgamento

Um suspeito de tráfico de droga no Porto vai aguardar julgamento em liberdade depois de a família ter recusado acolhê-lo...

Paíshá 7 horas

Maia: Colisão rodoviária corta trânsito junto à entrada para a autoestrada

O trânsito ficou condicionado, na tarde desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre uma vatura ligeira e um...

Desportohá 8 horas

FC Famalicão: “Processo ofensivo” em grande plano na deslocação a Arouca diz Hugo Oliveira

O treinador do Famalicão admitiu hoje a dificuldade do embate frente ao Arouca, reconhecendo o histórico negativo dos famalicenses naquele...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Candidato à presidência da ACIF Hélder Costa pretende “mobilizar” comércio e indústria local através da “mudança”

Tal como já tinha sido avançado, Hélder Costa é o rosto que lidera a Lista B, que se apresenta às...

Regiãohá 9 horas

Mais de 50 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso criam abaixo-assinado contra gestão da Misericórdia

Um abaixo-assinado subscrito por 58 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso exige a suspensão imediata da desafetação daquela unidade de...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Ciclista ferido após colisão com carro na EN14 em Ribeirão

Um ciclista ficou ferido, às primeiras horas da manhã desta sexta-feira, na sequência de uma colisão com uma viatura ligeira...

Desportohá 10 horas

Formações jovens do FC Famalicão disputam dois jogos neste fim de semana

As formações jovens do FC Famalicão preparam-se para disputar mais dois jogos, neste sábado e domingo, com uma receção e...

Arquivo

Mais Vistos