Siga-nos nas redes

Braga

Universidade do Minho apresentou a sua “rede de inovação” que junta 11 instituições do Norte

Publicado

em

A Universidade do Minho (UMinho) lançou hoje, no campus de Guimarães, a rede de inovação que junta 11 instituições do Norte, visando “ganhar escala” nacional e internacional, mantendo as portas abertas a novos parceiros.

A cerimónia de assinatura do memorando de entendimento da constituição deste consórcio contou com a presença dos responsáveis das entidades parceiras, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, do presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), António Grilo, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira.

Em declarações à agência Lusa, o vice-reitor explicou que este consórcio envolve, nomeadamente, a inovação, o conhecimento e os centros de tecnologia, permitindo “agregar competências e recursos” e posicionar no sentido de “ganhar dimensão e escala”.

Eugénio Campos Ferreira sublinhou que esta parceria permite “ir buscar competências e recursos” distribuídos pelas entidades aderentes, que abrangem diversos setores como a área digital, a sustentabilidade ou a produção de materiais, juntando todas elas.

Esta rede de inovação estava a ser pensada há mais de um ano e, segundo o vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, hoje foi apenas o seu lançamento, havendo “muito trabalho” pela frente.

“É uma iniciativa que poderá e deverá ser alargada. Queremos alavancar com esta rede colaborativa todas estas entidades envolvidas, mas também permitir a entrada de outros parceiros no ecossistema da inovação”, frisou Eugénio Campos Ferreira.

Em comunicado divulgado anteriormente, a UMinho referiu que o objetivo dos 11 parceiros é complementar recursos, competências, capacidades, redes de contacto e influência no processo de desenvolvimento de novos produtos, processos e sistemas integrados.

Tudo isto passando pelas fases de conceito, desenvolvimento, prototipagem e validação, até à sua transferência e implementação industrial.

“Na prática, pretende-se discutir e construir agendas comuns de I&D [investigação e desenvolvimento] e inovação, orientadas para a criação, difusão e valorização do conhecimento científico-tecnológico, incluindo a partilha de infraestruturas e processos de internacionalização, a promoção de sessões sobre temas tecnológicos críticos e a criação de uma dinâmica de oportunidades e desafios para concretizar novos projetos comuns a partir da região Norte”, explica a universidade.

Designada UMinho Innovation Aliance, a rede colaborativa integra sete centros de tecnologia e inovação, designadamente o Centro de Computação Gráfica, Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros, Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, Centro para a Valorização de Resíduos, Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos (Fibrenamics) e Centro de Interface Tecnológico Industrial (CITIN).

Fazem ainda parte da rede o Laboratório Colaborativo em Transformação Digital, a Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento (TecMinho) e o Centro de Competências do Agroalimentar para o Setor das Carnes.

A iniciativa nasceu de necessidades identificadas pelas entidades envolvidas, que fazem parte do ecossistema de I&D da UMinho e têm a sua sede na região.

A rede responde também ao desafio da tutela de se criar consórcios neste âmbito.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 3 minutos

Ave: Uma pessoa gravemente ferida após queda de estrutura de um posto de abastecimento em Aver-o-Mar

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um acidente registado num posto de abastecimento de combustíveis...

Guimarãeshá 53 minutos

Ave: Homem de 50 anos gravemente ferido após colisão rodoviária de bicicleta em Guimarães

Um homem com cerca de 50 anos ficou gravemente ferido, ao início da tarde desta segunda-feira, na sequência de uma...

Desportohá 1 hora

Famalicão: Mogege recebe prova do Campeonato Nacional Super Enduro a 07 de junho

Famalicão é um dos locais escolhidos para a disputa Campeonato Nacional Super Enduro 2025, que passa, pela primeira vez, pela...

Regiãohá 4 horas

Santo Tirso: Homem idoso surpreendido por assaltantes que se colocaram em fuga com dinheiro e joias

Um homem idoso foi vítima de um assalto, na manhã deste domingo, em Santo Tirso. Surpreendido pelos criminosos às primeiras...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Gala da Associação de Dadores de Sangue celebra 25 anos

A Associação de Dadores de Sangue de Famalicão convida a sua comunidade para a Gala 25 Anos”, que irá decorrer...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Delães em festa para assinalar a sua Mostra Comunitária a 31 de maio e 01 de junho

Delães reúne-se para celebrar a sua Mostra Comunitária, que irá apresentar as associações locais, em ambiente festivo, no Campo de...

Desportohá 6 horas

FC Famalicão foi um dos poucos clubes a subir na classificação da Primeira Liga

O FC Famalicão foi um dos únicos clubes da Primeira Liga, em conjunto com o Estoril Praia, a melhorar a...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Rua Direita enche-se de fado para homenagear Joaquim Rodrigues

A Praça Manuel Sottomayor, na Rua Direita, será palco de mais uma noite de música ao vivo, que irá homenagear...

Barceloshá 7 horas

Barcelos: Mais de 100 pares de calçado contrafeito apreendidos pela GNR

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Barcelos, procedeu à detenção de uma...

Famalicãohá 7 horas

Eleições Legislativas: Famalicão entre os concelhos com menor abstenção nestas legislativas

Os Açores foram o círculo eleitoral com a maior taxa de abstenção nas eleições legislativas de domingo, com 56,19%, enquanto...

Arquivo

Mais Vistos