Siga-nos nas redes

Braga

Pedidos de ajuda à Cáritas de Braga duplicaram em 2020

Publicado

em

Os pedidos de ajuda à Cáritas Arquidiocesana de Braga “mais do que duplicaram” com a pandemia, em boa parte por causa dos novos desempregados, muitos dos quais se viram “completamente desprotegidos, de um momento para o outro”.

O presidente da Cáritas de Braga, José Carlos Dias, disse hoje que a demanda de alimentos “é cada vez maior”, mas quem ali bate à porta vai também à procura de apoio para pagar as contas da água, da luz e do gás ou comprar medicamentos.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Só em 2020, foram mais de 30 toneladas de alimentos que distribuímos”, referiu.

Outros números de 2020 da Cáritas de Braga são mais de 12 mil refeições entregues, 1.200 cabazes alimentares distribuídos e vales alimentares que ascendem a sete mil euros.

Em apoio à compra de medicamentos, a instituição distribuiu quatro mil euros, havendo ainda registo de vários outros apoios no valor total superior a 18 mil euros.

Ao longo de 2020, foram apoiadas mais de sete mil pessoas.

“A pandemia fez subir muito a procura. É um emprego que falha, são dois empregos que falham, são mais bocas a comer em casa, são relações laborais sem qualquer vínculo legal que deixam os trabalhadores completamente desprotegidos, é toda a uma série de situações que levam a que cada vez mais gente nos procure”, referiu José Carlos Dias.

O distrito de Braga registava, em dezembro de 2020, um total de 30.156 desempregados, mais 4.745 do que no mesmo mês de 2019, segundo as estatísticas do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

“Já começa a ser muito difícil dar resposta a todas as necessidades”, admitiu o presidente da Cáritas de Braga, lembrando que o peditório anual da instituição não se pôde realizar em 2020 por causa da pandemia e este ano as perspetivas não são mais animadoras.

Em Braga, a Cáritas optou por dar prioridade às famílias monoparentais com filhos, aos idosos e às questões ligadas à habitação e aos medicamentos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.176.000 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.608 pessoas dos 685.383 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 22 minutos

Famalicão: Ruivães apresenta a sua Mostra Comunitária este sábado

Ruivães apresenta este sábado a sua Mostra Comunitária, um evento a realizar no Adro da Igreja de Ruivães, que pretende...

Desportohá 1 hora

Confiança de Zaydou intacta perante SLB: FC Famalicão pronto para ganhar mais 3 pontos

Joga-se este domingo mais uma jornada desta reta final de mais uma edição da I Liga de futebol português que...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Mercado das Associações de Pais cancelado devido às previsões de chuva

Foi cancelado devido às previsões de condições meteorológicas adversas o Mercado das Associações de Pais agendada para este fim de...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Alunos do Centro Escolar Luís de Camões gravam Podcast que alerta para os problemas ambientais da cidade

A escola Camilo Castelo Branco acolheu, esta sexta-feira, dia 3 de maio, o evento EcoPodcasts. O projeto foi desenvolvido por...

Bragahá 4 horas

Despiste de autocarro mata homem de 64 anos em Braga

Um autocarro “desgovernado” dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) despistou-se hoje na Avenida Central, atingindo mortalmente um homem, de 64...

Famalicãohá 4 horas

Neste Lés a Lés Famalicão damos destaque à União de Freguesias de Avidos e Lagoa

É nosso convidado, o presidente da União de Freguesias António Gomes. Ao longo da conversa ficamos a saber como tem...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Homem de 48 anos detido sem carta de condução e excesso de álcool

Um cidadão com 48 anos de idade foi detido, esta quarta-feira pela PSP, por não possuirqualquer documento que o habilitasse...

Paíshá 6 horas

Minho: Aprovada extinção de duas SCUTS na A28

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Memorial aos Ex-Combatentes na Guerra Colonial inaugurado em Nine

A freguesia de Nine procede à inauguração do Memorial aos Ex-Combatentes na Guerra Colonial, uma cerimónia que decorre este sábado,...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Bairro Comercial Digital já está no terreno e quer ajudar empresas a faturar no mercado digital

O Município e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) apresentaram, esta quinta-feira, na Fundação Cupertino de Miranda, o...

Arquivo

Mais Vistos