Siga-nos nas redes

Braga

Pedidos de ajuda à Cáritas de Braga duplicaram em 2020

Publicado

em

Os pedidos de ajuda à Cáritas Arquidiocesana de Braga “mais do que duplicaram” com a pandemia, em boa parte por causa dos novos desempregados, muitos dos quais se viram “completamente desprotegidos, de um momento para o outro”.

O presidente da Cáritas de Braga, José Carlos Dias, disse hoje que a demanda de alimentos “é cada vez maior”, mas quem ali bate à porta vai também à procura de apoio para pagar as contas da água, da luz e do gás ou comprar medicamentos.

“Só em 2020, foram mais de 30 toneladas de alimentos que distribuímos”, referiu.

Outros números de 2020 da Cáritas de Braga são mais de 12 mil refeições entregues, 1.200 cabazes alimentares distribuídos e vales alimentares que ascendem a sete mil euros.

Em apoio à compra de medicamentos, a instituição distribuiu quatro mil euros, havendo ainda registo de vários outros apoios no valor total superior a 18 mil euros.

Ao longo de 2020, foram apoiadas mais de sete mil pessoas.

“A pandemia fez subir muito a procura. É um emprego que falha, são dois empregos que falham, são mais bocas a comer em casa, são relações laborais sem qualquer vínculo legal que deixam os trabalhadores completamente desprotegidos, é toda a uma série de situações que levam a que cada vez mais gente nos procure”, referiu José Carlos Dias.

O distrito de Braga registava, em dezembro de 2020, um total de 30.156 desempregados, mais 4.745 do que no mesmo mês de 2019, segundo as estatísticas do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

“Já começa a ser muito difícil dar resposta a todas as necessidades”, admitiu o presidente da Cáritas de Braga, lembrando que o peditório anual da instituição não se pôde realizar em 2020 por causa da pandemia e este ano as perspetivas não são mais animadoras.

Em Braga, a Cáritas optou por dar prioridade às famílias monoparentais com filhos, aos idosos e às questões ligadas à habitação e aos medicamentos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.176.000 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.608 pessoas dos 685.383 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 1 hora

Famalicão: Professor Mário Oliveira é o único português entre os “100 Educator of the Year” da FIDE

Mário Oliveira, ex-professor das Escolas Didáxis de Vale S. Cosme e Riba de Ave, assim como do Colégio do Ave,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão espera sol e subida das “máximas” para os 22 graus esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia de sol e subida dos valores dos termómetros, de acordo com as previsões do...

Bragahá 2 horas

Santos Populares: Já cheira a São João na cidade dos arcebispos

A cidade de Braga está em contagem decrescente para celebrar o seu santo padroeiro, São João, que assinala a despedida...

Barceloshá 4 horas

GNR: Homem de 53 anos detido por posse ilegal de armas em Barcelos

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Barcelos, procedeu à detenção de um...

Desportohá 4 horas

Rally de Portugal: Famalicense Pedro Almeida pronto para disputar lugar no ‘top’ nacional

O piloto famalicense Pedro Almeida está pronto para um dos momentos mais importantes desta época competitiva, o Rally de Portugal,...

Mundohá 5 horas

Primeira publicação de Papa Leão nas redes sociais expressou desejo de paz “nos corações” de todas as pessoas e famílias

O Papa Leão XIV decidiu comunicou com os fieis através das redes sociais, recorrendo á conta oficial do papado no...

Póvoa de Varzimhá 6 horas

Póvoa de Varzim: Mulher abordada pela GNR com mais de 500 artigos contrafeitos

O Comando Territorial da Guarda nacional do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, constituiu como arguida uma...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Delães em festa para celebrar a Nossa Senhora das Candeias a 24 e 25 de maio

A freguesia de Delães, no concelho de Famalicão, está em festa nos dias 24 e 25 de maio (sábado e...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Carlos Abreu de Castelões ordenado diácono por D. José Cordeiro

Este domingo, a Arquidiocese de Braga deu as boas vindas a quatro novos diáconos, que foram ordenados na Sé Primaz,...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Uma pessoa ferida após colisão rodoviária em Vale S. Martinho

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre dois veículos ligeiros, na Avenida...

Arquivo

Mais Vistos