Siga-nos nas redes

Barcelos

Prisão efetiva para homem apanhado 13 vezes a conduzir sem carta em Barcelos

Publicado

em

O Tribunal de Braga condenou hoje a dois anos e dois meses de prisão efetiva um homem de Barcelos que foi apanhado a conduzir sem carta e que já soma 13 outras condenações pelo mesmo crime.

A condenação de hoje relaciona-se com factos que remontam a 19 de julho de 2021, quando o arguido foi mandado parar pela GNR em Macieira de Rates, Barcelos, e apresentou um documento intitulado “Provisional Driving Licence”, que, segundo o tribunal, não foi emitido pelas autoridades competentes para o efeito”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O tribunal diz que se trata de “uma reprodução integralmente obtida por impressão policromática de jato de tinta e, como tal, não corresponde à verdade”.

Em tribunal, o arguido alegou que tinha comprado aquele documento em Inglaterra, há 10 anos, numa espécie de papelaria, sem que tenha sido submetido a qualquer exame teórico ou prático.

Disse ainda que desconhecia que o documento era falso.

Para o coletivo de juízes, estas declarações “mostram-se descabidas e desprovidas de inteligibilidade, pois qualquer homem médio, letrado ou não, sabe que a obtenção de licença de condução para veículos automóveis está sujeita a exames teórico e prático e que assim é em Portugal, em Inglaterra e em qualquer outro país da Europa e do mundo”.

O arguido, de 59 anos, foi condenado pelos crimes de condução sem habilitação legal e falsificação ou contrafação de documento.

Para a aplicação de prisão efetiva, o tribunal teve em conta que o arguido já soma 13 condenações por crime de condução sem habitação legal.

Tem ainda condenações por condução perigosa de veículo rodoviário, ofensa à integridade física, violação de domicílio, furto qualificado, recetação, desobediência qualificada e maus-tratos.

Atualmente, está a cumprir pena de prisão em regime de permanência na habitação, com vigilância eletrónica, à ordem de outro processo.

O arguido inscreveu-se, entretanto, numa escola de condução para tirar a carta, mas a inscrição acabou por expirar em 22 de outubro de 2023.

Ao tribunal, disse que deixou expirar a inscrição por dificuldades económicas e por vergonha pelo uso da pulseira eletrónica.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 39 minutos

Famalicão: Maria José Gonçalves reeleita presidente do Bombeiros de Riba de Ave

Maria José Gonçalves foi reeleita, esta sábado, como presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de...

Famalicãohá 3 horas

Ymotion lança 10ª edição com novidades para os mais jovens

Este sábado foi lançada a décima edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, numa apresentação guiada pelo...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Escuteiros de Ruivães celebram 50 anos e inauguram nova sede

O Agrupamento de Escuteiros de Ruivães inaugurou, este domingo, a sua nova sede, que é resultado da recuperação de um...

Famalicãohá 3 horas

BV Famalicenses reuniram sete corpos de bombeiros do país em desafio competitivo

Decorreu, este sábado, o “1º Firerescue Extreme Challenge” dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, uma prova organizada pela Seção Desportiva e Cultural...

Desportohá 4 horas

Famalicão: Pedro Almeida foi terceiro no CPR do Rali D’Aboboreira

O piloto famalicense Pedro Almeida terminou o Rali D’Aboboreira, disputado este fim de semana, no terceiro lugar entre os pilotos...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Escola D. Sancho I vence Concurso das Olimpíadas de Educação Financeira

Os estudantes da turma do curso profissional de Logística da Escola Secundária D. Sancho I, em Famalicão,  foram os vencedores...

Desportohá 6 horas

FC de Famalicão defronta hoje o Estoril. Armando Evangelista quer um jogo que dignifique o clube

O Futebol Clube (FC) de Famalicão desloca-se este domingo ao Estoril Praia para o jogo da 31ª jornada da I...

Desportohá 7 horas

Famalicão: Atlético Vale S. Martinho com pódios na Maia, Celeirós e Cabeceiras de Basto

O Atlético Clube de Vale S. Martinho, de Famalicão,  conquistou vários pódios nas diversas provas em que participou esta semana....

Famalicãohá 13 horas

IX Expedição a Marrocos do Clube Aventura: A caravana fez uma tirada épica de 12 longas horas e enfrentou um “assalto” inesperado.

O “assalto” aconteceu na Floresta dos Cedros e foi perpetrado pelos macacos-de-barbary, também conhecidos como macacos-assaltantes, são uma atração única...

Famalicãohá 1 dia

10ª Edição do Ymotion é apresentada hoje

Hoje, às 16:30, na Casa da Juventude, é apresentada a 10ª edição do Ymotion. Os presentes, para além de ficarem...

Arquivo

Mais Vistos