Siga-nos nas redes

Braga

A “Área Metropolitana do Minho” já está a ser criada garante o presidente da Câmara Municipal de Braga Ricardo Rio

Publicado

em

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, admitiu hoje que estão a ser dados passos para a criação da área metropolitana do Minho e sublinhou que a região tem perdido financiamentos por não ter aquele estatuto.

Em declarações aos jornalistas no final da assinatura de um memorando de entendimento entre as comunidades intermunicipais (CIM) do Cávado e Ave, Ricardo Rio disse que “cada passo destes é um caminho” para chegar à área metropolitana.

“Naturalmente que essa área metropolitana tem de fazer sentido também do ponto de vista operacional, não apenas do ponto de vista conceptual, e cada passo destes é um caminho para lá chegar”, afirmou.

Rio, que é também presidente da CIM do Cávado, disse que não fazem sentido as “assimetrias em termos de distribuição de recursos” entre o Minho e das duas áreas metropolitanas do país.

“Atendendo às características deste território e à dinâmica que tem, não faz sentido ter as assimetrias que existem em termos de distribuição de recursos face àquelas que são as duas áreas metropolitanas”, vincou.

Presente na cerimónia, o ministro da Coesão, Manuel Castro Almeida, “apontou” também o caminho da área metropolitana para aquela região.

“Acho que [pelo] dinamismo, a atividade que se vê nesta zona, eu diria que o Cávado está a caminho de ser uma área metropolitana, está a percorrer o percurso de uma área metropolitana”, referiu.

O memorando de entendimento hoje assinado prevê a concertação de projetos e ações conjuntas entre as CIM do Cávado e do Ave, em matérias, desde logo, como obtenção de financiamento.

“Estamos a falar de ganhar escala, por exemplo, para financiamentos ao Banco Europeu de Investimento, para a concretização de investimentos públicos”, explicou Ricardo Rio.

Transportes, inovação e proteção civil são outras das matérias previstas no memorando.

As duas CIM propõem-se ainda pugnar pela criação de um grupo de trabalho para avaliação do papel das entidades intermunicipais e reforço de competências para o futuro, que reflita um novo paradigma na gestão de recursos humanos, compras públicas, ordenamento do território, ambiente e cultura.

O presidente da CIM do Ave, Domingos Bragança, também colocou a tónica na necessidade dos ganhos de escala, enfatizando as matérias do transporte público de passageiros e a ligação de ligação à futura estação de alta velocidade.

As CIM do Cávado e Ave representam mais de 846 mil habitantes, numa área total de 2.673 quilómetros quadrados.

Foto: Centro Histórico de Braga/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 19 minutos

Veja os golos! SL Benfica 4 – 0 FC Famalicão

O FC Famalicão perdeu esta noite no Estádio da Luz por quatro bolas a zero frente ao SL Benfica em...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão espera um sábado de sol. “mínimas” descem até aos 2 graus

Famalicão espera, este sábado, uma dia de sol embora com temperaturas baixas, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Regiãohá 3 horas

Escola Artave leva 9 jovens talentos ao estágio da academia da European Youth Orchestra

A Escola Profissional Artística do Vale do Ave, Artave, leva nove dos seus jovens músicos a Mannheim, na Alemanha, onde...

Bragahá 4 horas

A “Área Metropolitana do Minho” já está a ser criada garante o presidente da Câmara Municipal de Braga Ricardo Rio

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, admitiu hoje que estão a ser dados passos para a criação da...

Famalicãohá 5 horas

Temperaturas mínimas registam subida de 10 graus na próxima semana. “Máximas” sobem até aos 17 graus

Os dias vão voltar a ficar mais quentes, na próxima semana, uma alteração das condições meteorológicas que chega acompanhada pelas...

Barceloshá 7 horas

Motociclista ferido após colisão rodoviária na Várzea em Barcelos

Um motociclista ficou ferido, ao início da tarde desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária que envolveu ainda uma...

Paíshá 7 horas

GNR apreende mais de 4.300 artigos contrafeitos no concelho da Maia

Militares do Comando Territorial da GNR do Porto procederam à apreensão de mais de 4.300 artigos contrafeitos, no concelho da...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Homem de 23 anos detido com arma proibida

A Polícia de Segurança Pública procedeu à detenção de um homem de 23 anos por posse de arma proibida, na...

Famalicãohá 9 horas

Parlamento aprovou hoje desagregação de uniões de freguesias

O parlamento aprovou hoje a reposição de 302 freguesias por desagregação de uniões de freguesias criadas pela reforma administrativa de...

Paíshá 10 horas

Portugueses reciclaram mais de 476 toneladas de lixo em 2024

Os portugueses encaminharam para reciclagem um total de 476.605 toneladas de embalagens em 2024, um aumento de 4% face ao...

Arquivo

Mais Vistos