Siga-nos nas redes

Guimarães

Guimarães constroi novo hotel-escola do Instituto Politécnico do Cávado e Ave

Publicado

em

Num investimento “seguramente superior” a cinco milhões de euros, a construção da escola-hotel do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em Guimarães, deverá começar até ao final do ano, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município acrescenta que, “se tudo correr sem percalços”, o lançamento a concurso da obra acontecerá nos primeiros meses de 2021.

“Ainda não sabemos o valor final do custo da obra, seguramente superior a cinco milhões de euros, pois faltam ainda os projetos de especialidade. Nem sabemos o prazo de conclusão. Sabemos, sim, que o que fazemos pode demorar tempo, mas será feito com qualidade”, referiu o presidente da Câmara, citado no comunicado.

O projeto da escola-hotel foi hoje apresentado durante a reunião do executivo.

A estrutura nascerá na antiga Quinta do Costeado, na Cruz de Pedra, “um espaço de grande valor patrimonial e histórico para Guimarães”.

A casa senhorial existente será recuperada para funcionar como escola-hotel, com um conjunto de quartos reduzido que albergará hóspedes e que terá como único objetivo a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos durante os cursos que serão ministrados pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave naquele espaço.

Na zona das antigas adega e cavalariça, será instalada uma cozinha com o mesmo intuito.

O novo espaço a ser construído, e que terá como função a vertente pedagógica, terá cinco pisos, sendo um deles subterrâneo.

Aí ficarão instaladas valências como salas de aula, salas de professores, laboratórios, cozinha, cafetaria, cantina, auditório, serviços administrativos, entre outras. Serão utilizados materiais de baixo custo de manutenção, como a madeira lamelada e o acabamento cerâmico das partes exteriores.

O edifício terá ainda uma esplanada voltada a poente e, no último piso, uma cobertura que se pretende como espaço verde.

Haverá ainda um conjunto de pátios que se projetam numa estrutura de vidro aberta, para aproveitamento da luz natural.

A possibilidade de ligação à ciclovia e a percursos pedonais está equacionada, bem como a utilização de uma área ao ar livre para a realização de eventos, coabitando e integrando-se nas zonas verdes pré-existentes.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, disse que a escola-hotel é uma “obra estratégica” para a instituição e para Guimarães.

“O nosso compromisso é fazer da escola-hotel uma escola de referência a nível internacional. Teremos uma oferta ao nível das licenciaturas, mestrados, cursos técnico-profissionais e, futuramente, doutoramentos, num projeto educativo que poderá trazer para Guimarães um número próximo dos 1500 alunos”, sublinhou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 12 horas

Vila das Aves comemorou 70 anos com concerto de Cuca Roseta

Mundohá 14 horas

Papa aparece pela primeira vez em público após regresso ao Vaticano

Papa Francisco apareceu, este domingo, pela primeira vez, desde o seu regresso ao Vaticano, após uma longa hospitalização.O sumo pontífice...

Paíshá 16 horas

Mais de 70% dos universitários portugueses planeiam emigrar

Mais de 70% dos estudantes universitários portugueses planeiam emigrar. Os jovens dizem que gostavam de ficar em Portugal, mas ambicionam...

Paíshá 16 horas

Morreram 757 idosos sozinhos em casa nos centros urbanos em três anos

Nos últimos três anos, morreram 757 idosos sozinhos em casa nos centros urbanos portugueses, revelou à Lusa a PSP, acrescentando...

Desportohá 1 dia

Veja os Golos! FC Arouca 1-2 FC Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão venceu esta tarde o Futebol Clube de Arouca por duas bolas a uma no Estádio...

Desportohá 1 dia

Bruno Carvalho é eleito novo presidente do Riba d’Ave Hóquei Clube

Está ultrapassado o impasse diretivo no Riba d’Ave Hóquei Clube (RAHC). Os sócios elegem esta tarde os novos órgãos sociais...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: alunos dos cursos profissionais da Camilo realizam estágio na Sérvia

Seis alunos dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), dos cursos de Técnico de Audiovisuais, de...

Regiãohá 2 dias

Enfermeiros do Hospital de Santo Tirso contra transferência para a Misericórdia

Cinquenta e oito enfermeiros do Hospital de Santo Tirso, subscreveram um abaixo-assinado, requerendo que esta unidade permaneça sob gestão pública...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Escola Básica de Avidos inaugurou biblioteca escolar

A Escola Básica (EB) de Avidos já tem uma biblioteca escolar. A abertura deste novo espaço de leitura e conhecimento...

Famalicãohá 2 dias

Associação de Voluntariado entrega camas hidráulicas ao Hospital de Famalicão  

A Associação do Voluntariado Hospitalar de de Famalicão doou três camas hidráulicas à enfermaria do Serviço de Medicina Homens do...

Arquivo

Mais Vistos