Siga-nos nas redes

Região

Santo Tirso não irá abdicar da “defesa” do seu “hospital público” garante o presidente da Câmara Municipal

Publicado

em

A Câmara de Santo Tirso aprovou hoje, com o voto contra do PSD, uma moção em defesa da gestão pública do hospital local, cuja gestão deverá ser transferida para a Santa Casa da Misericórdia.

No texto, o presidente da autarquia de maioria socialista, Alberto Costa, assegurou que não abdicará da “defesa de um hospital público em Santo Tirso” nem da “defesa dos direitos dos trabalhadores do hospital”.

Manifestando “total discordância” pela transferência da gestão do Hospital de Santo Tirso para a Misericórdia, o líder da autarquia reafirmou que a Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave tem “indicadores de excelência no que toca à prestação de cuidados de saúde primários”.

Alberto Costa assinalou ainda que ULS do Médio Ave “é composta por dois hospitais, o de Santo Tirso e o de Vila Nova de Famalicão, que, curiosamente, ambos pertencem à Misericórdia” e que por “coincidência, ou não, apenas o Hospital de Santo Tirso vai deixar de ter gestão pública”.

E perguntou: “por que razão a gestão do Hospital de Famalicão, propriedade da Misericórdia, não deixa também a esfera pública?”.

Neste contexto, o autarca “exigiu esclarecimentos à ministra da Saúde” sobre “os fundamentos técnicos ou políticos da tomada de decisão do Governo”, bem como que Ana Paula Martins “torne público o teor do protocolo a celebrar entre o Governo e a Misericórdia” e que “não se coloque em causa os postos de trabalho dos profissionais de saúde, independentemente do seu vínculo contratual”.

No texto hoje aprovado, Alberto Costa assinala continuar sem receber resposta ao pedido de reunião urgente feito em 13 de dezembro à ministra da Saúde e que a decisão anunciada por Luís Montenegro teve já “um duplo efeito: provocou preocupação e mesmo desconfiança na população e gerou ansiedade e mesmo desmotivação nos profissionais de saúde, que, como se diz na gíria popular, deixaram de saber o dia de amanhã”.

A moção será dada a conhecer ao Presidente da República, presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, ministra da Saúde, aos grupos parlamentares na Assembleia da República, às juntas de freguesia do município de Santo Tirso e ao Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Médio Ave.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou em dezembro que a ministra da Saúde já está a trabalhar com algumas Misericórdias, como as de São João da Madeira e de Santo Tirso, “para a transferência dos respetivos hospitais para as mãos das Misericórdias”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Entretenimentohá 11 horas

Famalicão: Louro acolhe Festival Emersivo de Cultura Emergente este fim de semana

A Casa do Artista Amador em Louro, Vila Nova de Famalicão, prepara-se para ser o epicentro da cultura emergente nos...

Desportohá 11 horas

Desporto em destaque nas Festas Antoninas de Famalicão. Conheça os eventos programados.

As Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão prometem uma semana de muita animação, de 6 a 13 de junho,...

Regiãohá 11 horas

Jovens talentos de Campanhã encerram residência artística no Coliseu do Porto

No dia 9 de junho, às 19h30, o palco do Coliseu Porto recebe um evento especial: a apresentação final da...

Póvoa de Varzimhá 11 horas

Póvoa de Varzim prepara-se para a 47.ª edição do Festival Internacional de Música

O Cine-Teatro Garrett foi palco, esta quarta-feira, da apresentação da 47.ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de...

Paíshá 12 horas

Legislativas: Chega foi o mais votado pelos portugueses em países estrangeiros. Somou

Todos os boletins de voto dos portugueses residentes no estrangeiro que chegaram a Portugal já estão registados, com o Chega...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Colisão entre três veículos na EN14 deixa duas pessoas feridas em Ribeirão

Duas pessoas ficaram feridas, ao início da tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, entre três veículos ligeiros,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão atinge o “pico” das temperaturas desta semana. 36 graus esperados esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, o “pico” dos valores dos termómetros para esta semana, em mais um dia de sol e...

Desportohá 16 horas

FC Famalicão: Václav Sejk convocado para representar a Chéquia no Campeonato Europeu Sub-21

O FC Famalicão tem mais um dos seus talentos destacados para as competições de futebol europeias, nomeadamente o avançado Václav...

Paíshá 16 horas

Norte: Jovem de 27 anos atacou o próprio pai com um objeto cortante e foi detida pela PJ

Uma jovem de 27 anos foi detida pela Polícia Judiciária (PJ) na cidade do Porto, suspeita de ter cometido um...

Infotainmenthá 17 horas

Portugal regressa ao EuroBasket 14 anos depois: uma nova era para o basquetebol luso

A longa travessia terminou. Após 14 anos fora dos grandes palcos do basquetebol europeu, Portugal regressa ao EuroBasket com uma...

Arquivo

Mais Vistos