Siga-nos nas redes

Região

Responsável pela urgência do Hospital São João aponta subida de infeções após Natal

Publicado

em

O número de casos covid-19 tem vindo a aumentar no Hospital de São João, no Porto, um reflexo de “algum laxismo” na época de festas que deve ser contrariado, alertou hoje o responsável pela urgência e medicina intensiva.

“Há um claro recrudescimento do número de doentes que recorre ao Serviço de Urgência. Voltamos a ter mais de 100 casos suspeitos por dia (…). A percentagem de doentes positivos anda novamente nos 25 e 30%. Esse é o nosso principal sinal de alerta de que há um agravamento da situação. É algo que nos põe de pé atrás do que vai acontecer nas próximas semanas”, disse Nelson Pereira.

O diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) falava aos jornalistas esta manhã, em frente à entrada para a urgência de adultos deste hospital do Porto, para fazer um balanço do período festivo, mas sobretudo para apelar à manutenção de cuidados como distanciamento social, etiqueta respiratória e higienização das mãos.

“Durante o mês de dezembro assistimos a uma diminuição progressiva do número de casos suspeitos no Serviço de Urgência, assistimos a uma diminuição razoável do número de casos em enfermaria e assistimos a uma situação mais ou menos estável do número de casos internados em cuidados intensivos”, descreveu o médico.

Nelson Pereira admitiu que a atual situação “não é uma surpresa” e frisou, relativamente ao aumento que agora está a fazer-se sentir, que “é certamente efeito da época natalícia”, repetindo o apelo aos cuidados.

“Não são só os dias 24 ou 25 que produzem este efeito. Todo o ambiente à volta das festas faz com que as pessoas contactem e se mobilizem mais (…). Qualquer aumento que possa acontecer nas próximas semanas é muito preocupante e pode ter impacto”, disse.

Atualmente estão internados no Hospital de São João 101 doentes com o novo coronavírus, 46 dos quais em cuidados intensivos.

Nelson Pereira recordou que a unidade de doentes críticos deste hospital “continua com 22 camas abertas, além da capacidade normal do serviço”, e frisou que vê “com preocupação este recrudescimento porque novos casos significam novos internamentos e mais cuidados intensivos”.

“É muito importante que as pessoas compreendam que a situação está longe de ser resolvida. Estamos num início de 2021 que vai ser muito difícil. Mesmo que tenham tido algum laxismo na forma como se comportaram durante as festas, é importante que voltem a perceber que os cuidados são para manter”, sublinhou.

Portugal contabiliza pelo menos 7.118 mortos associados à covid-19 em 427.254 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 nos concelhos do território do continente de contágio mais elevado.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.835.824 mortos resultantes de mais de 84,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 4 horas

Análises confirmam que Portugal foi atingido por dois tornados. Ventos chegaram aos 148 quilómetros por hora

Os fenómenos extremos de ventos fortes que atingiram Beja e Campo Maior (Portalegre) no dia 2 de maio foram confirmados...

Bragahá 5 horas

Braga Romana regressa entre este mês com cinco palcos distribuídos pela cidade

A 21.ª edição de Braga Romana vai decorrer de 21 a 25 de maio, com cerca de 160 apresentações em...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Céus nublados mas sem chuva esperados para esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, mais um dia em chuva, embora com céus nublados, de acordo com as previsões do Instituto...

Desportohá 6 horas

Norte: GNR garante segurança em vários distritos nesta edição do WRC Rally de Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) estará nas estradas, na próxima semana, para garantir a segurança do “WRC Rally de Portugal...

Paíshá 7 horas

Administração pública em greve na sexta-feira de 16 de maio. Sindicato alega degradação da condições de trabalho

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS) convocou uma greve para 16 de maio...

Paíshá 7 horas

“Abril, águas mil”: Último mês teve um registo de precipitação 143% superior à média

O mês de abril de 2025 destacou-se dos registos anuais anteriores com mais chuvas e temperaturas altas no continente, com...

Paíshá 8 horas

Recenseados em Portugal que estejam no estrangeiro já podem votar para as legislativas

Os cidadãos recenseados em Portugal e que estejam no estrangeiro a 18 de maio, dia das eleições legislativas antecipadas, podem...

Paíshá 9 horas

Atualização: Nininho Vaz Maia constituído arguido por suspeitas de branqueamento de capitais

O cantor Nininho Vaz Maia foi constituído arguido por suspeitas de branqueamento de capitais na sequência das buscas hoje realizadas...

Desportohá 9 horas

FC Famalicão quer ponta de lança “letal” do Celta de Vigo mas tem concorrência minhota

O FC Famalicão está interessado em adicionar ao seu plantel os talentos de Jordi Escobar, ponta de lança do Celta...

Paíshá 9 horas

Norte: Jovem de 17 anos acusado de homicídio e instigar ataquem em escola no Brasil que resultou na morte de uma jovem

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra um jovem, residente em Santa Maria da Feira, por um crime de homicídio...

Arquivo

Mais Vistos