Siga-nos nas redes

Braga

Recolher obrigatório mantém-se nos territórios de maior risco de transmissão da covid-19

Publicado

em

Mantendo-se o recolher obrigatório nos territórios de maior risco de transmissão da covid-19, a proibição de circulação entre concelhos em todo o território continental terminou hoje às 05:00, após o fim de semana prolongado de passagem de ano.

No âmbito do novo estado de emergência, que entrou em vigor em 24 de dezembro e se prolonga até quinta-feira, os concelhos de risco extremo, muito elevado e elevado de contágio da covid-19, num total de 201 municípios do território continental, estão sujeitos ao recolher obrigatório, ou seja, à proibição de circulação na via pública entre as 23:00 e as 05:00 nos dias de semana.

Ao fim de semana, o recolher obrigatório nos territórios de risco muito elevado e extremo tem decorrido a partir das 13:00, mas como o atual estado de emergência termina na quinta-feira carece de renovação para que as medidas de restrição se mantenham em vigor, devendo haver uma atualização da lista de concelhos consoante os quatro níveis de risco – extremo, muito elevado, elevado e moderado.

No período de Natal, independentemente do nível de risco de cada território, foi permitida a circulação entre concelhos, bem como a circulação na via pública nos dias 24 e 25 de dezembro até às 02:00 do dia seguinte, e no dia 26 de dezembro até às 23:00.

Após esse alívio das medidas de restrição, o período de Ano Novo foi de “máxima contenção” em todo o território continental, incluindo a proibição de circulação entre concelhos entre as 00:00 de quinta-feira (31 de dezembro) e as 05:00 de hoje, “salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos”.

Inicialmente, em 05 de dezembro, o Governo anunciou que na noite de passagem de ano o recolher obrigatório seria às 02:00 e apenas para os concelhos considerados de risco extremo e muito elevado de transmissão do novo coronavírus, mas as medidas foram reavaliadas em 17 dezembro e sofreram um agravamento, sendo generalizadas a todo o território continental.

Sem obrigação de aplicarem as mesmas regras de Portugal continental, a Madeira e os Açores decidiram aplicar medidas especiais que vigoraram durante as celebrações natalícias e de passagem de ano, sem implicar proibições de circulação na via pública ou entre concelhos.

Entretanto, a Madeira anunciou já que a partir de terça-feira vai aplicar o recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00.

Após os períodos de Natal e de Ano Novo, em que foram também alterados os horários dos restaurantes e dos estabelecimentos de comércio, voltam a vigorar as medidas de restrição consoante o nível de risco de cada concelho no território continental, pelo menos até quinta-feira.

Segundo a atual lista de concelhos por níveis de risco, existem 30 concelhos em risco extremo de contágio, 79 em risco muito elevado, 92 em risco elevado e 77 em risco moderado.

Composta por 18 municípios, a Área Metropolitana de Lisboa tem cinco concelhos no nível muito elevado: Almada, Barreiro, Lisboa, Moita e Montijo.

Na Área Metropolitana do Porto, são quatro os concelhos no nível de risco extremo, nomeadamente Oliveira de Azeméis, Póvoa de Varzim, Trofa e Vila do Conde, e existem 12 no nível muito elevado: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Paredes, Porto, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Valongo e Vila Nova de Gaia.

Em novembro, o Governo dividiu os 278 municípios do continente em quatro grupos, consoante o nível de risco de transmissão – moderado, elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes), muito elevado (entre 480 e 960) e extremamente elevado (mais de 960). A lista pode ser consultada em www.covid19estamoson.gov.pt.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Guimarãeshá 15 minutos

Bebé de 18 meses e duas crianças feridas após despiste seguido de capotamento na EN206 em Guimarães

Duas crianças de 9 e 12 anos e um bebé de 18 meses ficaram feridos, na tarde deste domingo, na...

Barceloshá 37 minutos

Homem identificado pela GNR por transportar 88 pares de calçado contrafeito em Barcelos

Um homem de 47 anos foi identificado, na última quinta-feira, por militares da GNR do Posto Territorial de Barcelos, por...

Regiãohá 59 minutos

Trofa: Acidente no S. Gonçalo deixou duas pessoas gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas, na tarde deste domingo, na sequência de um acidente envolvendo uma moto quatro e um...

Famalicãohá 1 hora

Depressão “Garoe” deixa Famalicão sob Aviso Amarelo até quarta-feira

Dezasseis distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores vão estar até quarta-feira com avisos laranja e amarelo...

Famalicãohá 19 horas

IPMA emite aviso amarelo para Braga e Viana do Castelo devido a chuva forte e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para os distritos de Braga e Viana...

Famalicãohá 21 horas

Rotary Clube de Famalicão homenageia Fundação Cupertino de Miranda

No próximo dia 23, o Rotary Clube de Famalicão vai prestar homenagem à Fundação Cupertino de Miranda (FCM), reconhecendo o...

Famalicãohá 23 horas

Nova academia sénior de Seide inicia atividades com enfoque no combate à exclusão social

No final da tarde deste sábado, às 18 horas, o Centro de Estudos Camilianos foi palco da cerimónia de tomada...

Famalicãohá 1 dia

Preços dos combustíveis sobem amanhã e muito

Se está a ponderar reabastecer o seu veículo, o momento para agir é agora. A partir de amanhã, os preços...

Famalicãohá 1 dia

Casa do Povo de Lousado promove torneio de bilhar

A Casa do Povo de Lousado anunciou o arranque do seu tradicional torneio de bilhar inter-sócios, que terá início este...

Famalicãohá 1 dia

Juramento de Bandeira e tomada de posse nos B.V. Famalicenses

No passado dia 18 de janeiro, realizou-se uma Sessão Solene de grande significado para os Bombeiros Famalicenses, marcada pelo Juramento...

Arquivo

Mais Vistos