O primeiro dia do ano ficou marcado por uma grande alteração ao nível dos transportes públicos no concelho de Guimarães. Entrou em funcionamento a Guimabus, o novo serviço público de transporte coletivo de passageiros com frota de 80 autocarros, com 22 viaturas elétricas (serão 26 até finais de 2022) , o que constitui a maior frota de autocarros elétricos do país, revela a empresa em comunicado às redações.
“Vamos economizar tempo, encurtar distâncias entre as 69 comunidades do concelho de Guimarães e proporcionar mais desenvolvimento social e económico num território com 156 mil habitantes”, refere Fernando Salgado, CEO da Guimabus e líder do Grupo Vale do Ave Transportes.
Recorde-se que a Guimabus venceu, em 2020, o concurso público internacional lançado pelo Município de Guimarães para a concessão do serviço de transporte coletivo de passageiros no concelho vimaranense, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2022 e por um período de 10 anos, substituindo a Arriva, que nos últimos anos geriu os Transportes Urbanos de Guimarães (TUG).