País
Marinha apela à população para não frequentar zonas com agitação marítima

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) apelou, este sábado, à população para não frequentar locais expostos à agitação marítima, “uma vez que o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.
“Com a entrada do novo ano, altura em que muitas pessoas se deslocam a praias e zonas costeiras”, a AMN aconselha “a população a evitar frequentar zonas expostas à agitação marítima”.
Em comunicado, a AMN refere que as previsões apontam para um aumento significativo da agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, “muito característica do mar de inverno”.
Perante estas previsões, a AMN recomenda que as pessoas mantenham sempre “uma distância considerável em relação à linha de água, evitando ser surpreendidas, uma vez que o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.
Assim, a população não deve frequentar zonas expostas à agitação marítima, como molhes e esporões, e deve evitar ida a banhos, adotando uma postura preventiva e de segurança, aconselha aquela organismo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra e Lisboa sob aviso amarelo, entre as 06:00 de domingo e as 03:00 de segunda-feira, devido à previsão de agitação marítima.
O IPMA prevê ocorrência de ondas de noroeste com quatro a cinco metros de altura significativa.

-
Desportohá 1 semana
Estádio Municipal recebe Seleção sub-21 esta sexta-feira. Flávio Nazinho faz a antevisão
-
Paíshá 1 semana
Norte: Trabalhador de 68 anos morto por matilha de cães num areeiro na Feira
-
Desportohá 4 dias
Famalicão: Tomás Araújo do Benfica visitou o Operário, clube onde iniciou a carreira
-
Paíshá 3 dias
Buscas na Federação Portuguesa de Futebol: Empresário e ex-secretário constituídos como arguidos