Site icon Fama Rádio e Televisão

Indústria têxtil bateu recorde de exportações em 2022: 6 mil milhões de euros

O volume de exportações da indústria têxtil portuguesa deverá atingir um recorde de 6 mil milhões de euros, muito acima do último recorde alcançado em 2021, que foi de 5,4 mil milhões de euros.

Mas nem tudo são boas notícias, uma vez que parte deste aumento se deve a um aumento dos preços devido à inflação e a um aumento da procura após dois anos de Covid-19.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



As novas encomendas também têm vindo a abrandar desde o Verão, uma vez que os clientes temem uma recessão em 2023.

O presidente da Associação Têxtil e de Vestuário de Portugal (ATP) disse ao jornal ECO que um crescimento de dois dígitos nas vendas no estrangeiro “tem sempre um impacto”, mas se os números das vendas até Julho tinham estado perto de +18% nos níveis pré-pandémicos (2019), então “desde então tem havido um abrandamento acentuado”, admite Mário Jorge Machado que acrescenta que o segundo semestre do ano é “normalmente bom para as exportações”.

A robusta primeira metade desfrutada pela indústria com vendas prósperas no estrangeiro “viu um abrandamento no ritmo devido aos efeitos da guerra e à expectativa de recessão na Europa, particularmente na Alemanha”, disse ele.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version