Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Recolher obrigatório às 23:00 na Passagem de Ano

Publicado

em

Estando proibidos ajuntamentos na via pública e festas públicas,  no período da passagem de ano, devido à pandemia, é proibida a circulação entre concelhos e há recolher obrigatório às 23:00 de 31 de dezembro em todo o território continental.

Segundo as medidas do Governo para o período do Ano Novo, a circulação entre concelhos no território continental é proibida entre as 00:00 de 31 de dezembro e as 05:00 de 04 de janeiro de 2021, ou seja, entre quinta-feira e segunda-feira, “salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Quanto ao recolher obrigatório, em que é proibida a circulação na via pública, aplica-se a todo o território continental, no dia 31 de dezembro a partir das 23:00 e nos dias 01, 02 e 03 de janeiro a partir das 13:00 e até às 05:00 do dia seguinte.

Na quinta-feira, dia 31 de dezembro, noite de passagem de ano, “a partir das 23:00 e até às 05:00 de dia 01 de janeiro de 2021, é aplicável em todo o território nacional continental a proibição de circulação em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas”, de acordo com o decreto do Conselho de Ministros.

Para o período do Ano Novo estão “proibidas festas públicas ou abertas ao público” e, à semelhança do Natal, não são permitidos ajuntamentos na via pública com mais de seis pessoas.

Inicialmente, em 05 de dezembro, o Governo avançou que na noite de passagem de ano o recolher obrigatório seria às 02:00 e apenas para os concelhos considerados de risco extremo e muito elevado de transmissão do novo coronavírus, mas as medidas foram reavaliadas em 17 dezembro e sofreram um agravamento.

“Ao contrário do que tínhamos anunciado há 15 dias […], temos de cortar totalmente as celebrações de Ano Novo”, disse então o primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião do Conselho de Ministros.

Com o alívio das restrições no Natal, o Governo decidiu “adotar medidas de máxima contenção” durante o período da passagem de ano, para evitar que o “risco acrescido” das celebrações natalícias se multiplique num crescimento exponencial da transmissão da covid-19.

Com a alteração dos horários de recolher obrigatório nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro, e no fim de semana de 02 e 03 de janeiro, também foram alterados os horários dos restaurantes.

Assim, em todo o território continental, no dia 31 de dezembro os restaurantes terão de encerrar até às 22:30 e nos dias 01, 02 e 03 de janeiro até às 13:00, “exceto para entregas ao domicílio”.

Independentemente da lista de concelhos por nível de risco de transmissão da covid-19, em todo o território nacional continental, os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, inclusive supermercados, poderão estar abertos apenas entre as 08:00 e as 13:00 nos dias 01 a 03 de janeiro, ou seja, de sexta-feira a domingo.

Segundo a lista atualizada de níveis de risco, que vigorará até 07 de janeiro no âmbito do novo estado de emergência, existem 30 concelhos em risco extremo de contágio, 79 em risco muito elevado, 92 em risco elevado e 77 em risco moderado.

Na Madeira e nos Açores não são aplicadas as mesmas regras de Portugal continental, mas os Governos Regionais também decidiram aplicar mediadas especiais durante o Ano Novo.

Na Madeira, não são permitidas aglomerações de mais de cinco pessoas, é proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na via pública, exceto em esplanadas devidamente licenciadas, e os restaurantes só podem funcionar até às 23:00, mas estão excecionalmente autorizados a encerrar às 24:00 no dia 30 de dezembro e às 01:00 na noite de dia 31 de dezembro para 01 de janeiro.

A região terá, como habitualmente, o espetáculo de fogo de artifício de final do ano, tendo definido “bolsas” (zonas delimitadas” para um máximo de cinco pessoas em diferentes zonas de observação. Contudo, o Governo Regional apelou para que as pessoas vejam o espetáculo em casa, através da internet e da televisão.

Nos Açores, as medidas em vigor até 07 de janeiro determinam que todos os estabelecimentos de bebidas e similares, com espaços de dança, estão encerrados, e os bares e outros estabelecimentos de bebidas, com ou sem espetáculo e com ou sem serviço de esplanada, têm de encerrar até às 22:00.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 11 minutos

Dia da Europa assinalado em Famalicão

O município de Vila Nova de Famalicão assinalou esta quinta-feira o dia da Europa, com uma cerimónia simbólica que decorreu...

Desportohá 21 minutos

Roteiro Associativo em destaque: o FamaBasket

O FamaBasket nasceu em Vila Nova de Famalicão há cinco anos. É um clube dedicado integralmente à formação do basquetebol...

Desportohá 53 minutos

FC Famalicão: Puma Rodriguez destaca foco da equipa para conquistar mais uma vitória

Com o aproximar de mais uma jornada da I Liga Portuguesa, o futebolista do FC Famalicão Puma Rodriguez, autor do...

Desportohá 1 hora

Famalicão: Trail e caminhada da APGSL trouxe deporto e convívio ao Monte de Santa Catarina

A Associação Portuguesa de Gestão da Sinistralidade Laboral esteve reunida, no dia 28 de abril para celebrar o Dia Mundial...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão: Sevilha quer Mirko Topic

Victor Orta, treinador dos espanhóis do Sevilha terá assumido o interesse por Mirko Topic, médio de 23 anos do FC...

Desportohá 2 horas

Futebolista Ukra termina carreira aos 36 anos

O avançado Ukra, do Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, anunciou na quarta-feira o final da carreira, garantindo...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho I em destaque no “Open Day” da Lusíada

Um grupo de alunos das turmas do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Contabilidade e 12.º ano de...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Chuva regressa na próxima segunda-feira

A chuva deverá regressar a Famalicão, já na próxima segunda-feira, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda apresenta o Dia da Revolução pelos olhos de Mário Cesariny

A exposição “Mário Cesariny: em todas as ruas te encontro”, patente na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, tem agora...

Bragahá 17 horas

Professor na Póvoa de Lanhoso detido por suspeita de 2 mil crimes de abuso de crianças

Um professor do 1.º Ciclo na Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos...

Arquivo

Mais Vistos