Siga-nos nas redes

País

Covid-19: António Costa deixa mensagem de solidariedade aos doentes em isolamento

Publicado

em

Apelou ao “cuidado” apesar do início do processo de vacinação, o primeiro-ministro, António Costa, deixou hoje uma mensagem de solidariedade aos mais de 91.000 portugueses em isolamento profilático devido à pandemia de covid-19.

No final da inauguração da nova Unidade de Cuidados Intensivos nível II do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), na Amadora (Lisboa), António Costa recorreu à sua experiência pessoal, depois de hoje ter terminado um período de isolamento profilático de 14 dias após um contacto com um infetado, o presidente francês, Emmanuel Macron.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Queria dizer que sei bem que estes 14 dias parecem uma eternidade que nunca mais acabam, mas acabam mesmo”, afirmou, desejando a todos os portugueses que neste momento cumprem esse isolamento que o possam completar “em boa saúde”, como foi o seu caso.

Questionado como passou estes dias, António Costa explicou que, como não teve qualquer sintoma, teve a “felicidade” de poder continuar a trabalhar.

“Grande parte do tempo foi ocupado a fazer o meu trabalho. Nos momentos que não estive a trabalhar, foi uma sensação ao contrário do habitual… Os tempos livres são mesmo os mais penosos”, afirmou.

O primeiro-ministro começou por pedir aos jornalistas que fossem rápidos nas perguntas, explicando: “Têm que ser rápidos que eu tenho saudades mesmo de ir para casa”.

António Costa escusou-se a responder a perguntas sobre temas da atualidade, como os aumentos dos vencimentos dos administradores da TAP ou a promulgação do Orçamento do Estado para 2021 com reparos do Presidente da República.

“Este é o momento em que nos temos de concentrar no essencial, o essencial é o combate à pandemia e, para além do trabalho extraordinário que estes profissionais fazem, o essencial é o que todos nós temos de fazer para evitarmos ficar doentes”, afirmou.

O primeiro-ministro disse compreender a “emoção e entusiasmo” com que o país tem vivido o início do processo de vacinação, mas alertou que vai “um processo longo, de vários meses”.

“Apesar de tudo, a covid vai continuar entre nós, isto significa que não podemos baixar a guarda e temos de manter todas as regras de proteção individual e continuar a evitar o mais possível os contactos que não são necessários porque são fatores de risco”, afirmou.

“Muito cuidado, apesar da vacina”, apelou, dando o seu exemplo em que bastou “almoçar com uma pessoa contaminada” para ficar 14 dias em isolamento.

Sobre se a compra de mais dois milhões de vacinas da Pfizer ou a futura aprovação da vacina da AstraZeneca pode alterar o plano de vacinação em Portugal, António Costa referiu que quer o processo de compra centralizado a nível europeu quer o rateio a cada país estão definidos.

“O importante é que não se sacrifique nenhum dos passos fundamentais que para que todos tenham confiança na segurança da vacina, o mínimo de burocracia e máximo de rigor possível para que todos possamos sentir segurança no processo de licenciamento”, apelou.

António Costa esteve acompanhado nesta inauguração pela ministra da Saúde, Marta Temido, pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e Coordenador Regional de Lisboa e Vale do Tejo para a pandemia, Duarte Cordeiro, e pelo presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, já que o Hospital Fernando da Fonseca serve os concelhos da Amadora e de Sintra.

Portugal contabiliza pelo menos 6.830 mortos associados à covid-19 em 406.051 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 10 horas

Concentração de pólen na atmosfera deverá aumentar a partir de segunda-feira

A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir de segunda-feira, atingindo valores de risco moderado...

Famalicãohá 10 horas

Sol e “máximas” quase nos 30.º graus regressam na próxima semana

Depois de uma semana com previsões de chuva diárias, os céus mais limpos e tempo mais quente deverá regressar a...

Desportohá 11 horas

Hóquei: FAC recebe Benfica este sábado

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube disputa, este sábado a partida referente à 26.ª jornada do...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Nuno Melo garante nunca ter proposto recrutamento militar de “pessoas em cumprimento de pena” ou “delinquentes”

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, disse hoje ter vivido “24 horas de realidade paralela” por causa de “uma...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão recebe apresentação de livro de fotos do 25 de Abril de Alfredo Cunha

O fotografo Alfredo Cunha apresenta, esta sexta-feira o seu mais recente livro “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, criado em...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Atropelamento faz um ferido na Avenida do Brasil

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um atropelamento numa passadeira na Avenida do Brasil. De...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: cidade vai ter pilaretes automáticos para impedir trânsito automóvel em zonas interditas

A Câmara de Famalicão vai colocar pilaretes em algumas zonas do centro urbano para disciplinar a circulação e o estacionamento...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Fradelos convida para encontro de motards e cerimónia de Benção de Capacetes a 11 de maio

O coletivo Motinhas de Fradelos realiza, no dia 11 de maio (sábado) a sua um evento inserido nas celebrações da...

Famalicãohá 14 horas

Fé e espiritualidade leva 110 pessoas a pé de Famalicão a Fátima

No próximo domingo, dia 5 de maio, um grupo de 110 pessoas parte, a pé, de Famalicão até Fátima.  Em...

Desportohá 15 horas

FC Famalicão: Muitos querem Gustavo Sá mas a cláusula é de 50 milhões lembra Miguel Ribeiro

Com o final em vista de mais uma época da I Liga cresce o interesse pelo médio do FC Famalicão...

Arquivo

Mais Vistos