Siga-nos nas redes

País

Autoridade Marítima Nacional aconselha “não ir a banhos” a 01 de Janeiro

Publicado

em

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselhou hoje a “não ir a banhos” no primeiro dia de 2023, domingo, e que se evite a deslocação para zonas expostas à agitação marítima, indicando que intensificará o dispositivo em algumas praias.

“Não é preciso entrar no mar para comemorar esta passagem de ano”, alertou o comandante José Sousa Luís, porta-voz da AMN.

Em declarações à agência Lusa, o comandante da AMN recomendou que se evite a deslocação para zonas expostas à agitação marítima, assim como a prática de atividades lúdicas no mar, desaconselhando a ida a banhos no primeiro dia do ano e apelando a “todas as pessoas a não se exporem desnecessariamente ao risco”.

“Em caso de verificar alguma situação de emergência, não entrar na água e ligar imediatamente para o 112”, indicou.

No primeiro dia do ano, no domingo, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra e Lisboa vão estar sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) devido à agitação marítima, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso meteorológico aplica-se em Viana do Castelo, Braga e Porto, entre as 12:00 de sábado e as 12:00 de domingo, em Aveiro (entre as 18:00 de sábado e as 12:00 de domingo), em Leiria e Coimbra (entre as 21:00 de sábado e as 15:00 de domingo) e em Lisboa (no domingo entre as 06:00 e as 15:00), todos com previsão de “ondas de oes-sudoeste com 4 a 4,5 metros”, segundo o IPMA.

Por isso, “a Autoridade Marítima Nacional deseja a todos um feliz ano novo com o mar, mas sem mergulhar”, afirmou o comandante José Sousa Luís.

O porta-voz da AMN disse ainda que as recomendações para que se evitem atividades junto ao mar aplicam-se “em todo lado”, ressalvando que há zonas do país onde a agitação marítima é mais intensa, “nomeadamente na costa ocidental, mais concretamente nas zonas norte e centro, mas também nos arquipélagos dos Açores e da Madeira”.

“As diversas capitanias, que se estendem por Portugal continental e pelas ilhas, pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira, assim como os comandos locais da Polícia Marítima, vão estar de alerta e intensificar o seu dispositivo para as zonas de maior exposição”, revelou o comandante da AMN, referindo que o reforço será para “casos pontuais”, após avaliação “caso a caso e mediante cada região”.

Assim, a AMN, através dos comandos locais da Polícia Marítima, assegurou que “vai estar com mais atenção neste dia especial, que se sabe que é tradição em alguns locais ir a banhos durante a manhã do dia 01” de janeiro.

Além de avisos por causa da agitação marítima, o IPMA indicou que os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto vão estar, na manhã de domingo, sob aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de três) devido à previsão de “chuva persistente e por vezes forte”, entre as 00:00 e as 12:00 do primeiro dia do ano de 2023.

Viana do Castelo, Braga e Porto estão também sob aviso amarelo entre as 18:00 de sábado e as 00:00 de domingo e entre as 12:00 e as 15:00 de domingo, por “chuva persistente e por vezes forte”, segundo o IPMA.

No domingo, estão também sob aviso amarelo por causa de precipitação os distritos de Aveiro (entre as 00:00 e as 15:00), Vila Real e Viseu (ambos entre as 09:00 e as 18:00), assim como Coimbra e Leiria (ambos entre as 12:00 e as 18:00) e Bragança, Guarda e Castelo Branco (os três entre as 15:00 e as 21:00).

Além dos distritos do norte e centro de Portugal continental, a região autónoma da Madeira estará sob aviso amarelo de precipitação no domingo entre as 03:00 e as 09:00.

Sem avisos meteorológicos do IPMA entre hoje e até domingo, estão os distritos das regiões do Alentejo e do Algarve, assim como a região autónoma dos Açores.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 23 minutos

Médicos alertam para o aumento de casos de Vírus Sincicial Respiratório em crianças

Os hospitais reportaram desde o final de setembro 35 casos de internamento de crianças até aos 2 anos pelo Vírus...

Paíshá 58 minutos

PSP registou 69 mortos e mais de 49 mil acidentes rodoviários entre janeiro e outubro

A PSP registou até 31 de outubro deste ano 49.012 acidentes rodoviários, dos quais resultaram 69 mortos, mais cinco do...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Chega debate aspectos da “cultura woke” em mais uma jornada política esta sexta-feira

O núcleo famalicense do partido Chega lança o convite à comunidade para participar em mais uma das suas jornadas políticas,...

Paíshá 2 horas

Homem que matou agente municipal em França detido pela PJ na Póvoa do Lanhoso

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, na Póvoa do Lanhoso, um homem de 25 anos procurado internacionalmente pelas autoridades francesas...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia sem previsões de chuva para o período diurno, apesar de céus nublados, de acordo...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após queda em acidente de trabalho no Louro

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações da...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Região do Minho espera chegada da tempestade Bert este domingo

O concelho de Famalicão será uma das zonas afetadas pela tempestade Bert, que atinge a região do Minho, a partir...

Desportohá 18 horas

FC Famalicão: Zaydou vive momento “incrível” após estreia pela sua seleção nacional

Uma experiência “incrível”, é assim que Zaydou Youssouf descreve a sua estreia, de grande sucesso, na Seleção Nacional de Comores,...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Novo “Parque Eva Rosa” de Riba de Ave já tem o seu terreno assegurado

A Junta de Freguesia de Riba de Ave anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovada a aquisição do terreno nas margens...

Bragahá 19 horas

Suspeito de 17 anos detido em Fafe após roubo de telemóvel -GNR

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Fafe, constituiu como arguido um jovem...

Arquivo

Mais Vistos