Siga-nos nas redes

País

Ordem dos Nutricionistas critica Governo por não ter cortado o IVA nos alimentos essenciais tal como a Espanha

Publicado

em

A Ordem dos Nutricionistas de Portugal criticou o governo por “inacção nacional” ao não agir prontamente para ajudar os cidadãos em dificuldades a comprar alimentos básicos.

Em Outubro, a Ordem defendeu o corte do IVA nos chamados “alimentos essenciais”, salientando que os impostos actuais acrescentam cerca de 545 euros por mês à factura alimentar da família média.

Esta semana, a Espanha avançou e fez exactamente o que a Ordem sugeriu para Portugal. Os cidadãos espanhóis irão beneficiar de “uma medida excepcional” tomada “numa altura excepcional”, considera Alexandra Bento, presidente do corpo de nutricionistas portugueses – enquanto que os portugueses (que geralmente ganham muito menos do que os espanhóis) não o farão.

“Esta é uma medida que deveria ter sido considerada no Orçamento de Estado para 2023 para ajudar as famílias portuguesas a enfrentar o próximo período, que, com a combinação da inflação e da crise energética, não será fácil”, disse ela numa declaração dura.

Bento argumenta que “o Estado social tem deveres para com os seus cidadãos e não deve, nem pode, deixar ninguém para trás”.

No entanto, admite, “Portugal não quis” tomar a iniciativa, mesmo quando as razões para tal foram expostas de forma tão categórica.

Como Alexandra Bento sublinhou em Outubro, não reduzir os impostos sobre alimentos essenciais era restringir os direitos dos cidadãos a uma alimentação adequada.

A sua proposta (que implicava a remoção total do IVA dos alimentos que actualmente pagam uma taxa de 6%) baseava-se numa directiva europeia de Abril que diz que cada país da União Europeia tem agora uma margem para rever a sua estrutura de taxas de IVA sobre certos produtos, para responder mais adequadamente aos problemas sociais da sua população.

Os produtos considerados essenciais para uma dieta saudável são pão, arroz, massas, legumes, fruta, leite, iogurte, queijo, carne, peixe, ovos, leguminosas secas, leguminosas frescas, manteiga e azeite.

Como Alexandra Bento explicou em Outubro: “O que conseguimos compreender é que, com o actual IVA, esta típica família com este cesto de alimentos essenciais (…) gastaria cerca de 126 euros por semana, o que significa que por mês seria cerca de 545 euros e por ano 6.594 euros”.

O Primeiro-Ministro espanhol Pedro Sanchèz anunciou ontem vários níveis de redução do IVA. Os alimentos básicos com taxas de IVA de 5% estão a ser completamente aliviados do imposto (estes incluem pausas, fruta, leite, legumes e legumes), enquanto que os da ordem dos 10% estão a ser reduzidos para 5%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Saída da Avenida Marechal Humberto Delgado esteve cortada após derrame na via

O derrame de uma substância oleosa levou ao corte do trânsito num segmento da Avenida Marechal Humberto Delgado, que faz...

Desportohá 8 horas

“Não esperávamos chegar tão longe”. Mafalda Mesquita e Tiago Costa nadaram mais rápido e foram campeões na Roménia

Famalicão já nos habituou a resultados desportivos de excelência e uma das modalidades que mais pódios e medalhas traz para...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda lamenta morte do artista plástico Sergio Lima

A Fundação Cupertino de Miranda, de Famalicão, lamentou hoje o falecimento de Sergio Lima, artista brasileiro que está representado na...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Sofia Correia toma  posse como coordenadora das Mulheres Socialistas

Sofia Correia tomou  posse, esta semana,  como coordenadora das Mulheres Socialistas, Igualdades e Direitos de Famalicão, na sequência dos resultados...

Desportohá 10 horas

FC Famalicão apresenta amanhã o plantel e novo equipamento no centro da cidade

Este sábado, o Futebol Clube Famalicão apresenta o plantel 2024/2025. A festa vai acontecer na Praça Cupertino de Miranda, no...

Famalicãohá 12 horas

Dia dos Avós celebrado no Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Foram cerca de 300 os séniores que se reuniram nesta Sexta feira, dia em que se comemora o Dia Mundial...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Campo de Jogos da Breia em Vermoim de cara lavada e com novo regulamento

A Junta de Freguesia de Vermoim procedeu à limpeza e manutenção do Campo de Jogos da Breia.”Foram substituídas as balizas...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Programa Casa Feliz ajuda mais 10 famílias a melhorar as suas habitações

O programa municipal “Casa Feliz” vai ajudar mais 10 famílias famalicenses a realizar obras nas suas habitações. Os novos apoios...

Desportohá 15 horas

Diário da Volta a Portugal, dia 3

A Volta a Portugal é na Fama Rádio. Acompanhe aqui o resumo diário do repórter Armando César, referente à última...

Regiãohá 15 horas

Santo Tirso: mulheres que burlavam idosos detidas pela GNR. Duas ficaram em prisão preventiva

A GNR  deteve, no passado dia 23 de julho,  três mulheres, com idades compreendidas entre os 34 e os 58...

Arquivo

Mais Vistos