A ministra da Saúde, Marta Temido. avançou hoje que a vacina contra a covid-19 já foi administrada a 16.701 profissionais de saúde.
O número, com base no sistema de registo de vacinas, foi relevado numa conferência de imprensa ao final da tarde, em que a ministra fez o balanço dos primeiros dias da vacinação contra a covid-19.
“[É] um número que ultrapassa aquilo que teriam sido as doses que chegaram no dia 26, mas que reflete já também aquilo que foram as doses chegadas ontem [segunda-feira] e que começaram hoje a ser administradas”, sublinhou Marta Temido.
A vacinação contra a covid-19 arrancou no domingo para os profissionais de saúde, um dia depois de ter chegado o primeiro lote de 9.750 vacinas da Pfizer/BioNTech. Na segunda-feira, Portugal recebeu mais 70.200 doses.
Nos lares, que fazem também parte dos grupos prioritários para a primeira fase, a vacinação começa na próxima semana nos 25 concelhos com risco extremamente elevado, sendo alargada aos restantes a partir de 11 de janeiro.
Portugal ultrapassou hoje 400 mil casos de infeção com o novo coronavírus desde o início da pandemia de covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim da DGS, o país contabiliza hoje mais 74 mortes relacionadas com a covid-19 e 3.336 novos casos.