País
Vai abrir um novo hotel a cada cinco dias em 2023 em Portugal. Norte recebe a maior parte
Um total de 75 hotéis deverão abrir em 2023, representando 5.964 novos quartos em Portugal, de acordo com a CNN Portugal.
“Será certamente um dos anos em que veremos mais hotéis a abrir em Portugal, de Norte a Sul do país. Não é normal abrirem 75 hotéis todos os anos. De facto, é um número extraordinário”, descreve Gonçalo Garcia, director da área de hotelaria da Cushman & Wakefield em Portugal.
Durante os últimos cinco anos, de 2019 a 2023, o país viu abrir quase 300 novos hotéis com 20.000 quartos.
De acordo com dados da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), apresentados pela CNN, existem hoje quase 1.800 hotéis em Portugal: 1572 unidades de uma a cinco estrelas, 43 pousadas, e 153 apartamentos hoteleiros.
Lisboa já não é a região onde a maioria dos hotéis abre. De acordo com dados da Cushman & Wakefield, nos últimos anos tem sido sucessivamente ultrapassada pelo Norte.
De acordo com Gonçalo Garcia: “Com a região Norte a crescer a dois dígitos, e tendo uma base de oferta menor, é normal que o interesse em novos projectos esteja mais concentrado lá”.
Desde 2019, tem havido também uma tendência ascendente na região do Alentejo, que deverá ter 11 novas unidades no próximo ano, com 650 quartos. O mesmo acontece nos Açores, com seis inaugurações, que representam praticamente o dobro do número dos anos anteriores.
O Algarve (cinco aberturas), o Centro (nove aberturas), e Lisboa têm mantido um nível estável de aberturas nestes cinco anos em análise. A Madeira já se confirmou como a região com o menor número de aberturas: em 2023, haverá apenas duas.
PASSOU EM DIRETO
-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Alunos da CIOR vão estar à “Conversa com Campeões” esta terça-feira
-
Regiãohá 1 semana
Cinco detidos e mais de 5 mi artigos apreendidos em operação anti-contrafação em Vila do Conde -GNR
-
Póvoa de Varzimhá 6 dias
Grupo que vendia canábis e derivados na internet detido pela PJ na Póvoa de Varzim
-
Desportohá 4 dias
Famalicão: Rui Oliveira e Raquel Sampaio vencem S. Silvestre de Vermoim