Siga-nos nas redes

País

Sindicato: Maquinistas do Metro do Porto em “greve total” nesta passagem de ano

Publicado

em

O Sindicato dos Maquinistas anunciou hoje uma “greve total” na operação da Metro do Porto nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro, exigindo o pagamento do prémio anual, ainda não efetuado, ao operador ViaPorto, do grupo Barraqueiro.

De acordo com uma nota de imprensa do Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) enviada hoje à Lusa, a paralisação terá também efeitos nos dias 30 de dezembro e 02 de janeiro, já que os trabalhadores representados pelo SMAQ estarão em greve “à prestação de trabalho suplementar, incluindo o trabalho em dia de descanso semanal, nos termos do AE [Acordo de Empresa] SMAQ/ViaPorto e do Código do Trabalho”.

Já nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro, marcados pela habitual afluência de público ao centro do Porto para a passagem de ano, e em que normalmente o metro funciona durante toda a noite, “os trabalhadores representados pelo SMAQ encontram-se em greve a prestação de todo e qualquer trabalho”.

“Os trabalhadores que a 30 de dezembro de 2024 tenham previsto um período normal de trabalho que ultrapasse as 00:00 do dia 31 de dezembro de 2024, encontram-se em greve desde a hora prevista do início do seu período normal de trabalho até ao seu termo”, e os que “a 01 de janeiro de 2025 tenham previsto um período normal de trabalho que ultrapasse as 00:00 do dia 02 de janeiro de 2025”, estão em greve também até ao fim do seu turno.

Contactado pela Lusa, o dirigente sindical do SMAQ Hélder Silva, afeto à Metro do Porto, diz que os motivos para a greve são os mesmos que levaram à paralisação que decorreu entre 17 e 22 de dezembro.

Em causa está “a falta de cumprimento do AE por parte da empresa”, no caso a ViaPorto, do Grupo Barraqueiro, que opera o Metro do Porto, relativamente ao pagamento de um prémio anual.

“Nós temos uma cláusula que obriga ao pagamento de um prémio anual de desempenho que tem a ver com o desempenho dos trabalhadores no seu dia a dia e a sua avaliação, e a empresa alegou prejuízos e não efetuou ainda o pagamento desse prémio”, disse Hélder Silva à Lusa em 16 de dezembro.

O dirigente sindical referiu ainda que foi dada “uma margem de tolerância de meio ano para a empresa pagar o prémio”, referente a 2023, algo que, segundo o SMAQ, ainda não aconteceu.

No comunicado hoje emitido, o SMAQ reivindica ainda a “melhoria das condições de trabalho reivindicadas pelos trabalhadores da Viaporto, Lda. integrados nas carreiras de condução, no que respeita às viagens sem serviço”, o cumprimento integral do Acordo de Empresa e a regularização dos descansos compensatórios.

Já a ViaPorto, contactada pela Lusa, remeteu para uma nota interna divulgada aquando da primeira greve, referindo que o SMAQ ignora “a realidade da empresa” ao convocar greves.

“Ignorando a realidade da empresa, assim como a existência – ou não – de condições para pagamento do Prémio Anual de Desempenho, o SMAQ decidiu desencadear um processo de luta, cujo enquadramento não respeita os compromissos assumidos no Acordo de Empresa em vigor”, pode ler-se numa comunicação interna a que a Lusa teve acesso em 18 de dezembro.

Na comunicação interna da empresa, a ViaPorto diz ter tido “o expresso cuidado de informar o sindicato que, atualmente, a situação financeira da ViaPorto está desequilibrada, em resultado de a mesma estar a aguardar o desfecho dos processos de reposição do equilíbrio financeiro que dependem da Metro do Porto SA e do Estado Português”.

Fonte da empresa que opera o Metro do Porto ao abrigo de uma subconcessão referiu nada ter a acrescentar face à comunicação interna divulgada anteriormente.

Foto: Metro do Porto/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 32 minutos

Fé moveu os Peregrinos de Vila Nova de Famalicão em mais uma etapa com chegada a Coimbra

Esta sexta-feira foi assinalada a partida do coletivo Peregrinos de Vila Nova de Famalicão do “checkpoint” de Casal de Comba,...

Paíshá 2 horas

Comboios: Tribunal define serviços mínimos de 25% para greve a partir de domingo

O Tribunal Arbitral decidiu definir serviços mínimos para a greve da CP a partir de domingo e até quarta-feira, abrangendo a...

Paíshá 2 horas

Porto: Serralves em Festa com 50 horas de animação sem interrupções

A edição de 2025 do Serralves em Festa promete 50 horas seguidas de animação multidisciplinar, com destaque para Spiritualized na...

Bragahá 2 horas

Peneda/Gerês garante estatuto jurídico de proteção e conservação

A Zona Especial de Conservação (ZEC) da Peneda/Gerês, com uma área de 89.574 hectares, nos distritos de Braga, Vila Real...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Incêndio deflagrou numa habitação devoluta em Nine

Um incêndio deflagrou, na tarde desta sexta-feira, numa habitação devoluta, nas imediações da rua da Veiga, na freguesia de Nine,...

Desportohá 3 horas

Famalicão: 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado realiza-se a 08 de junho

O dia 08 de junho (domingo) será assinalado pela realização do 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, que irá...

Paíshá 4 horas

Norte: PJ detém homem de 48 anos suspeito de tentar matar a ex-companheira em Paredes

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, procedeu à detenção de um homem de 48 anos por suspeita de...

Regiãohá 5 horas

Santo Tirso: GNR esclarece caso da menina de 10 anos alegadamente agarrada à porta da escola

Depois de informações que davam conta da queixa de uma encarregada de educação, após a sua filha de 10 anos...

Paíshá 5 horas

Combustíveis: Preço da gasolina sobe mas do gasóleo desce na segunda-feira

Com o final de mais uma semana, surgem surgem as previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis, a verificar...

Bragahá 6 horas

Norte: PJ desmantela rede internacional de branqueamento após buscas nos distritos de Braga e Porto

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou na região Norte um grupo “que integra uma rede transnacional de branqueamento e fraude fiscal”,...

Arquivo

Mais Vistos