Siga-nos nas redes

País

“Não tenham medo de se vacinar”, diz Bastonário aos portugueses

Publicado

em

Pedro Granadeiro/Global Imagens

O Bastonário da Ordem dos Médicos, que esta manhã foi vacinado contra a covid-19 no Hospital de São João, no Porto, aproveitou para apelar aos portugueses que “não tenham medo de se vacinar”.

“O repto que deixo aos portugueses é que não tenham medo de se vacinar”, disse Miguel Guimarães, considerando que este é “um ato de cidadania”.

emissão em direto da famatv

O bastonário da Oordem dos Médicos é médico urologista do Centro Hospitalar e Universitário de São João, tendo sido convocado pela administração desta unidade hospitalar para a primeira fase de vacinação contra a covid-19 pela sua atividade na área da transplantação renal. Miguel Guimarães foi vacinado cerca das 11.45 horas: “Foi rapidíssimo, não dá dor nenhuma e a administração é extremamente simples”. “Já fiz outras vacinas, há vacinas mais dolorosas, não é o caso desta, esta é vacina muito simples, bem aplicada, sem qualquer tipo de problema”, descreveu.

O médico recordou que “a imunidade demora tempo a chegar” e que “vai ser preciso fazer segunda dose dia 17 de janeiro” e que “a partir daí, sim, a imunidade fica mais reforçada”. “Há que utilizar todos os meios de proteção individual e coletiva”, frisou, acrescentando que “à medida que todos vão sendo vacinados, todos vão ficando mais protegidos e conseguir-se-á atingir a imunidade de grupo, o que significa na prática ganhar o combate a este vírus”.

O bastonário considerou que o momento de hoje, o arranque do plano nacional de vacinação contra a covid-19 que ocorre em cinco centros hospitalares do país — São João e Santo António, no Porto, Hospital de Coimbra, bem como Lisboa Norte e Lisboa Central — e conta com o acompanhamento da ministra da Saúde, Marta Temido, é “um ato simbólico” que poderá “ajudar” os portugueses mais indecisos.

Hoje, no Hospital de São João a megaoperação de vacinação mobiliza cerca de 100 profissionais, decorre ao longo de 10 horas em 25 pontos de vacinação a trabalhar em simultâneo. Só neste hospital serão administradas 2.125 vacinas contra a covid-19 a médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos de diagnóstico e terapêutica de serviços referenciados pela Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 15 horas

A chuva vai manter-se até quarta-feira

O tempo cinzento vai manter-se até quarta feira. Para este domingo, o IPMA afirma ainda que estão previstos períodos de...

Famalicãohá 15 horas

Nova estrutura no cemitério de Lousado

A junta de freguesia de Lousado anunciou a construção de um ossário. Esta estrutura com 45 gavetões para cinzas e...

Famalicãohá 16 horas

Lagoa celebra as festas em honra do Divino Espirito Santo

A freguesia de Lagoa, no concelho de Famalicão, celebra este fim de semana a Festa em Honra do Divino Espírito...

Famalicãohá 18 horas

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

Este fim de semana a Praça D. Maria II acolhe o Mercado das Famílias Interculturais, com expositores de várias nacionalidades:...

Desportohá 20 horas

GD de Joane rumo à subida

O Grupo Desportivo de Joane defronta na tarde deste sábado a equipa do Selhe. Na penúltima jornada da pró nacional...

Famalicãohá 21 horas

GNR faz mais de 350 detenções no espaço de seis dias

Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou várias operações em todo o território nacional, entre os dias 10 e 16 de maio,...

Famalicãohá 21 horas

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

O Município de Vila Nova de Famalicão continua a celebrar a família e a diversidade cultural. A Semana da Família...

Famalicãohá 21 horas

IIV Feira das sopas em Ribeirão

O Agrupamento de escuteiros 1374 realiza, este sábado a VII Feira das Sopas. A iniciativa tem início marcado a partir...

Desportohá 1 dia

Veja os golos! FC Famalicão 1-2 Casa Pia AC

Veja aqui em baixo os golos da partida entre o FC Famalicão e o Casa Pia AC a contar para...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Colheita de sangue em Joane a 26 de maio

A Escola Benjamim Salgado, na vila de Joane, recebe no dia 26 de maio mais uma colheita de sangue realizada...

Arquivo

Mais Vistos