Siga-nos nas redes

País

Gouveia e Melo toma hoje posse como Chefe do Estado-Maior da Armada

Publicado

em

O Presidente da República dá hoje posse ao vice-almirante Henrique Gouveia e Melo como novo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), na sequência da exoneração de Mendes Calado, que não sai “por vontade própria”.

A cerimónia, restrita devido à situação pandémica, está marcada para as 15:00, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Na quinta-feira, o Conselho de Ministros aprovou a proposta da nomeação do vice-almirante que, até setembro, coordenou a ‘task force’ da vacinação contra a covid-19 para o cargo de (CEMA), substituindo o almirante António Mendes Calado, e que teve “o parecer favorável do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, após audição do Conselho do Almirantado”.

No mesmo dia, Marcelo Rebelo de Sousa indicou que iria “nomear Chefe do Estado-Maior da Armada o senhor vice-almirante Henrique de Gouveia e Melo e promovê-lo ao posto de almirante”.

O Presidente, que é também comandante supremo das Forças Armadas, agradeceu a Mendes Calado o seu empenho enquanto CEMA e anunciou a sua condecoração com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, mas considerou “ser chegado o tempo” de o exonerar do cargo.

Ainda na quinta-feira, Mendes Calado afirmou, num vídeo publicado no Facebook oficial da Marinha, que deixa a Marinha “não por vontade própria”, assegurando que “até ao último momento” manteve a “mão firme no leme” porque é isso que “mares agitados” exigem.

No dia seguinte, na sexta-feira, o Presidente sustentou que este é “o momento” para substituir o CEMA, uma vez que “fazia sentido esperar pelas leis orgânicas do Estado-Maior-General das Forças Armadas e dos três ramos”.

“E, portanto, parece que é o momento, um novo ciclo político, porque é uma nova orgânica, e funcional, que explica que seja este o momento e não o outro o momento, este o momento da concretização daquilo que havia a concretizar”, defendeu.

O chefe do Estado disse também ter agradecido “muito ao senhor almirante Mendes Calado, porque não só logo no início deste ano se mostrou disponível para encurtar o mandato – que seria mais tarde, isto agora foi antecipado uns meses – como o cumpriu até o fim de uma forma muito brilhante, como toda a sua carreira”.

No mesmo dia, o primeiro-ministro, António Costa, desdramatizou a substituição do CEMA, alegando que havia um entendimento para “uma saída das funções antes” do fim do mandato.

António Mendes Calado é CEMA desde 2018, tendo sido reconduzido para mais dois anos de mandato em 16 de fevereiro deste ano, com efeitos a partir de 01 de março.

Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo nasceu em Quelimane, Moçambique, em 21 novembro 1960. Ingressou na Escola Naval em 7 setembro de 1979. Passou 22 anos da sua carreira nos submarinos onde exerceu diversas funções operacionais, tendo comandado os submarinos Delfim e Barracuda.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 7 horas

PJ: Homem de Santo Tirso detido após tentar matar a namorada em Guimarães

Um homem, de 39 anos, foi detido em Guimarães, distrito de Braga, por, alegadamente, tentar matar a namorada com uma...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Oliveira Santa Maria celebra festas em honra de S. Sebastião

A freguesia de Oliveira Santa Maria celebra, entre os dias 20 e 25 de janeiro, as festas em honra de...

Regiãohá 9 horas

Circulação restabelecida na A3 após série de três acidentes em três horas

A circulação na Autoestrada 3 (A3) foi reaberta pelas 16:10 na Maia, no sentido Porto-Braga, após terem sido removidos os...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Associação Engenho celebrou tradição dos Reis e Janeiras neste início janeiro

Neste mês de janeiro, a tradição de cantar os Reis e as Janeiras está em destaque na Engenho – Associação...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: “Máximas” sobem até aos 19 graus este sábado

Famalicão espera, este sábado, um dia com previsão de chuva, apenas para o período matinal, dando lugar a céus nublados...

Regiãohá 10 horas

Atualização: Quatro pessoas feridas e A3 cortada ao trânsito após registo de três acidentes em três horas

Três acidentes rodoviários, ocorridos num período de apenas 3 horas, obrigaram ao corte do trânsito automóvel, no sentido Porto-Braga da...

Regiãohá 12 horas

Três acidentes condicionam trânsito na A3 ao início da tarde entre a Trofa e Santo Tirso

Três acidentes rodoviários estão a condicionar o trânsito na A3, nas zonas entre a Trofa e Santo Tirso, ao início...

Paíshá 13 horas

PJ registou em 2024 maior número de homicídios dos 10 anos

A Polícia Judiciária (PJ) registou 112 homicídios dolosos em 2024, o número mais elevado da década, segundo dados oficiais deste...

Regiãohá 14 horas

PSP: Pescador de 54 anos detido em Vila do Conde com heroína e cocaína

A Polícia de Segurança Pública procedeu à detenção de um homem de 54 anos de idade, pescador e residente em...

Economiahá 15 horas

Preço do gasóleo volta a subir na segunda-feira. Gasolina desce

Com a chegada de mais uma semana, temos novas previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis para a próxima...

Arquivo

Mais Vistos