Siga-nos nas redes

País

Solidariedade: ASAE doou mais de 1.800 peças de calçado e vestuário apreendido

Publicado

em

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) doou mais de 1.800 peças de calçado e vestuário a diferentes instituições em Coimbra, nomeadamente de estudantes, uma ação que teve lugar na última semana.

Os produtos doados, resultantes de apreensões realizadas por este organismo, foram destinados às instituições Casa de Angola em Coimbra, Associação de Estudantes Timorenses, Organização dos Estudantes da Guiné-Bissau em Coimbra e Implementar uma Nova Atitude Social (IUNA), na data em que se celebra o Dia Internacional dos Migrantes.

O vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, classificou a ação como um “gesto de solidariedade, nesta época natalícia, que a ASAE teve para com estudantes carenciados das comunidades de estudantes internacionais”.

Ao longo da cerimónia de entrega dos bens, João Nuno Calvão da Silva afirmou que “as necessidades sociais vão aumentando e o Estado não pode acudir a todas elas”

“E compete-nos a nós, entrelaçando esforços com outros Estados, também, ir acudindo. Faz parte do ADN da Universidade de Coimbra esta responsabilidade social”, sustentou.

Já o inspetor-geral da ASAE, Luís Filipe Lourenço, realçou que esta ação não só beneficia “quem necessite efetivamente deste tipo de bens”, como também passa por uma questão de sustentabilidade.

Com a doação, a ASAE não precisará destruir os produtos e prejudicar o meio ambiente para o efeito, assim como não terá de ter “uma capacidade diferenciada de encontrar soluções e recursos para o fazer”.

Luís Filipe Lourenço explicou ainda, em declarações aos jornalistas, que, para os bens poderem ser doadas, é necessário haver a aprovação da marca e a autorização de um juiz.

As peças terão de ser agora descaracterizadas, de forma a retirar ou ocultar as marcas identificativas.

“É uma vontade da administração e neste caso da ASAE que estes momentos continuem a acontecer, e continuem a acontecer para pessoas que são responsáveis para utilização deste tipo de produtos”, afirmou.

O estudante da Faculdade de Direito da UC e presidente da Organização dos Estudantes da Guiné-Bissau em Coimbra, Samuel Alfredo Gomes, afirmou aos jornalistas que irão receber mais de 400 peças, incluindo roupas e sapatos.

“O nosso departamento de integração vai proceder ao reencaminhamento destes materiais para estudantes com mais necessidades”, adiantou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Guimarãeshá 24 minutos

Norte: GNR apreende mais de 100 artigos “de moda” contrafeitos em Vila Nova de Gaia

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial dos Carvalhos, constituiu arguidos três homens, com...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Sol e subida das “máximas” esperada esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia de sol e céus mais limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Regiãohá 2 horas

Trofa: Ladrões assaltam loja de caça e levam 12 espingardas e 8 “shotguns”

Uma loja de artigos para desporto e caça foi alvo de um assalto, na madrugada desta segunda-feira, na Trofa, avança...

Bragahá 3 horas

Arcebispo de Braga: Papa Francisco trouxe a “coragem e a determinação de quem vive em Cristo”

O arcebispo de Braga, José Cordeiro, evocou hoje o Papa Francisco como o homem que ensinou que “o centro só...

Paíshá 3 horas

Norte: Uma mulher morre e outras 4 pessoas ficam gravemente feridas após acidente em Ponte da Barca

Uma mulher morreu e quatro homens ficaram feridos com gravidade depois da colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional...

Paíshá 5 horas

Melhor forma de honrar o Papa Francisco será seguir os seus ensinamentos destaca o primeiro-ministro

O Governo vai decretar luto nacional em memória do Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, disse à Lusa...

Paíshá 6 horas

ASAE: Centenas de quilos de carne de leitões, cabritos e borregos apreendidas nesta Páscoa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levo a cabo a abertura de cinco processos-crime e encerrou sete estabelecimentos...

Paíshá 7 horas

Técnico do INEM agredido enquanto prestava socorro em Gondomar

Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi agredido e sofreu traumatismos na cara durante uma emergência na...

Paíshá 7 horas

Papa Francisco: Quatro cardeais portugueses vão ajudar a escolher o novo Sumo Pontífice

Portugal tem, pela primeira vez desde que o colégio cardinalício foi criado, quatro cardeais eleitores no conclave que irá escolher...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Uma pessoa morreu após despiste rodoviário em Vale S. Cosme

Um homem com cerca de 65 anos perdeu a vida, na tarde deste sábado, na sequência do despiste de uma...

Arquivo

Mais Vistos