Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Testes vão continuar a ser gratuitos em janeiro

Publicado

em

O Governo vai prorrogar para janeiro o regime excecional e temporário que permite a comparticipação de testes de despiste da covid-19 nas farmácias e laboratórios, adiantou hoje a presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF).

“Já temos esta indicação para janeiro”, altura em que a portaria do Ministério da Saúde voltará a prever quatro testes rápidos de antigénio (TRAg) por mês gratuitos por pessoa, refere Ema Paulino.

Na terça-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o número de testes gratuitos à covid-19 feitos em farmácias e em laboratórios vai aumentar de quatro para seis por pessoa, no âmbito do regime excecional e temporário que prevê a sua comparticipação até 31 de dezembro, com possibilidade de ser prorrogado.

“A questão dos seis testes é só para dezembro e vamos voltar ao limite dos quatro testes” em 2022, adiantou a responsável da ANF.

Segundo Ema Paulino, esta medida de aumento do número de testes é “justificada tendo em conta a época natalícia”, altura em que, por exemplo, se realizam “mais visitas a pessoas institucionalizadas” em lares, com a obrigatoriedade de um teste negativo.

“Compreendemos esta medida de querer proporcionar mais oportunidades de as pessoas estarem com os seus familiares nestes contextos”, salientou a presidente da associação.

De acordo com Ema Paulino, muitas farmácias com sistemas de agendamento “estão praticamente cheias” nesta altura para a realização de testes gratuitos, mas existem farmácias que operam em regime de `casa aberta´, onde ainda é possível fazer testes nesta modalidade.

Além disso, há farmácias que estão a alargar os horários para poderem dar resposta à crescente procura nos próximos dias, adiantou a presidente da ANF.

Relativamente aos autotestes, Ema Paulino adiantou que é possível adquiri-los nas farmácias, mas, com a maior procura que se verifica, pode haver ruturas de `stock´ momentâneas que aguardam reposição.

“É necessário sensibilizar as pessoas para a utilização correta das duas modalidades” de testes, salientou a farmacêutica, ao considerar que se deve “ter em atenção as exigências do Governo para deixarem as vagas para os testes profissionais para aquelas pessoas que realmente precisam”.

De acordo com a ANF, cerca de 1.250 farmácias estão a fazer TRAg de uso profissional gratuitos, 1.071 das quais no âmbito da comparticipação do Serviço Nacional de Saúde e as restantes ao abrigo de protocolos com diversas autarquias.

A estas farmácias juntam-se 633 laboratórios de análises clínicas que também aderiram ao regime temporário e excecional de comparticipação de testes.

Este regime tinha cessado em outubro, tendo em conta que Portugal estava próximo de atingir os 85% da população totalmente vacinada contra a covid-19, mas o Ministério da Saúde decidiu reativá-lo devido à atual situação epidemiológica, com o aumento de casos de covid-19.

Portugal ultrapassou na segunda-feira os 24 milhões de testes à covid-19 desde o início da pandemia, informou o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Em comunicado, o INSA adianta que, destes cerca de 24 milhões, aproximadamente 16 milhões são testes TAAN/PCR e cerca de 8,1 milhões TRAg de uso profissional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Colisão entre três veículos complica trânsito do final da tarde em Seide

Complicações na circulação do trânsito estão a ser registadas no final da tarde desta quarta-feira, em Seide, no concelho de...

Regiãohá 10 horas

GNR constitui um arguido por recetação de um veículo roubado, em Vila do Conde

A Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Matosinhos, constituiu como arguido um homem de 51...

Paíshá 10 horas

Corpo de homem encontrado esta manhã numa praia em Vila Nova de Gaia

O corpo de um homem, em avançado estado de decomposição, foi localizado pela GNR, na manhã desta quarta-feira, na praia...

Paíshá 11 horas

Greve dos maquinistas vai afetar viagens do Metro do Porto até este domingo

Uma greve convocada pelo Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) vai condicionar o serviço do Metro do Porto entre terça-feira e domingo,...

Famalicãohá 11 horas

Natal em Famalicão é sinónimo de diversão

A Aldeia de Natal de Famalicão encanta miúdos e graúdos, oferecendo momentos mágicos para toda a família. Desde a Roda...

Desportohá 12 horas

Sub-23 do FC Famalicão empatam por 1-1 frente ao Leixões SC

Na tarde desta quarta-feira, a equipa sub-23 do FC Famalicão disputou a jornada 14 da Liga Revelação, num jogo em...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Despiste de veículo ligeiro em Mouquim faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um despiste na Rua da Gandra, na freguesia de...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Comércio tradicional da cidade aberto até mais tarde neste sábado

O comércio tradicional de Famalicão tem o seu horário de funcionamento alargado, nesta época de Natal, uma medida que visa...

Famalicãohá 14 horas

Operário Futebol Clube faz recolha de bens alimentares para ajudar famílias carenciadas

O Operário Futebol Clube realizou uma recolha de bens alimentares para ajudar famílias carenciadas. A recolha superou todas as expectativas,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Desagregação de quatro uniões de freguesias já foi aprovada

A Comissão do Poder Local e Coesão Territorial do Parlamento aprovou, esta terça-feira, 17 de dezembro quatro pedidos de desagregação...

Arquivo

Mais Vistos