Siga-nos nas redes

País

Cerca de 550 animais mortos em montaria causam indignação nas redes sociais

Publicado

em

Na Azambuja cerca de 540 animais — javalis, gamos e veados — foram mortos numa montaria levada a cabo por 16 caçadores que ocorreu este fim de semana na Quinta da Torre Bela,. Os animais ficaram encurralados numa das maiores quintas muradas da Europa.

Fotos da caçada foram publicadas nas redes sociais e os autores acompanharam-nas com uma legenda que dava conta de um “super recorde” que os caçadores “conseguiram de novo”. Vários partidos e movimentos já se indignaram com o sucedido.

“É uma situação de abate indiscriminado, que é despropositado e não podemos pactuar com uma situação destas”. É assim que Silvinio Lúcio, vice-presidente da Câmara da Azambuja e vereador com o pelouro do ambiente da Câmara, descreve a situação à Rádio Observador. O também Presidente da concelhia da Azambuja do PS avançou que a situação já foi reportada à direção regional de Santarém e à ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. E diz que o PS, apesar de ser favorável à caça, não pode permitir que situações destas aconteçam: “Não é um ato puro e simples de caça”, defende.

Em declarações ao diário digital Fundamental, Silvino Lúcio descreveu ainda mais pormenores da situação. Segundo o autarca, os animais foram “massacarados”, uma vez que não podiam fugir, pois estavam “cofinados aos muros da propriedades”.

O Partido Animais Natureza (PAN) também já reagiu ao episódio e considera que “matar por regozijo e desporto é desumano”. O partido alerta ainda que a zona da Quinta da Torre Bela é de “grande sensibilidade ecológica” e que está “envolta em polémica”, uma vez que está prevista a “instalação de uma central fotovoltaica com 775 hectares e cujo Estudo de Impacte Ambiental (EIA) encontra-se em fase de consulta pública até 20 de janeiro de 2021”.

O caso aconteceu na Quinta da Torre Bela, na Azambuja, que possui uma “área murada com cerca de 1000 hectares” — é “uma das maiores tapadas da Europa”, lê-se no site da quinta. Os animais não conseguiram fugir do espaço circunscrito, tendo ficado encurralados no espaço.

Esta tarde, uma fonte do Ministério do Ambiente confirmou à Revista Visão que, “considerando os números de animais abatidos divulgados pela comunicação social, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) deu já início a um processo de averiguações”.

Entretanto, o ICNF já enviou uma nota à comunicação social, referindo que “não teve conhecimento prévio desta ação”, que ocorreu numa zona de caça concessionada como Zona de Caça Turística (ZTC) de Torre Bela à Sociedade Agrícola da Quinta da Visitação, SAG, Lda.

“O Plano de Ordenamento e Exploração dessa ZTC prevê a exploração do veado e do javali, pelos métodos previstos na lei, onde se incluem as montarias”, acrescenta o ICFN.

O ICFN adianta ainda que, “considerando o número de animais abatidos” divulgados pela comunicação social, iniciou um processo de averiguações junto da entidade gestora da ZCT para “apurar os factos e eventuais ilícitos nos termos da legislação em vigor”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 6 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 10 horas

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 11 horas

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 12 horas

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 1 dia

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 1 dia

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Famalicãohá 1 dia

Homem suspeito de abusar das filhas e enteada fica em prisão preventiva

Um homem de 41 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual de duas filhas e de uma enteada, em...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Conduta de abastecimento de água rebenta em Ribeirão

Uma conduta de água rebentou, esta sexta-feira, na Avenida Rio Veirão, junto ao polo escolar da vila de Ribeirão. De...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão espera fim de semana dividido entre a chuva e o sol

Famalicão espera um fim de semana dividido entre a chuva e o sol, de acordo com as previsões do Instituto...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Um ferido após despiste em Lousado

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira, na freguesia de Lousado,...

Arquivo

Mais Vistos