Siga-nos nas redes

País

Professores antecipam manifestação nacional para 11 de fevereiro

Publicado

em

A manifestação nacional convocada por oito sindicatos de professores para 04 de março foi antecipada para 11 de fevereiro, revelou esta quarta-feira a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), que faz coincidir a nova data com a greve já anunciada.

Numa nota enviada à comunicação social, a Fenprof esclarece que, entre os dias 03 e 13 de janeiro, haverá reuniões com os professores e ações específicas de cada estrutura sindical, mas essas iniciativas são suspensas para darem lugar à greve por distritos a partir do dia 16 de janeiro e que se vai prolongar até 08 de fevereiro (quarta-feira), realizando-se no sábado seguinte a manifestação de docentes.

A paralisação conta ainda com a adesão do Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (SINDEP), da Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL), do Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU), do Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados pelas Escolas Superiores de Educação e Universidades (SEPLEU), do Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação (SINAPE), da Pró-Ordem dos Professores e do Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE).

Assinalando o objetivo de “convocar todos os docentes e apelar às suas organizações sindicais para que, participando, tornem esta manifestação nacional uma das maiores de sempre”, a Fenprof fixou o dia 10 de janeiro como prazo limite para o Ministério da Educação abdicar dos planos de regime de concursos e abrir negociações sobre questões da carreira, precariedade, envelhecimento, condições e horários de trabalho, mobilidade por doença, entre outros.

De acordo com o comunicado, a Fenprof destacou também a importância da divulgação das atas das reuniões negociais, bem como das gravações áudio dessas negociações, que estão na posse do Ministério tutelado pelo ministro João Costa, além de repudiar “todos os ataques” aos sindicatos envolvidos neste processo negocial.

Por outro lado, as oito plataformas aproveitaram para saudar os recentes protestos levados a cabo pelos professores e que culminaram na manifestação do passado sábado, sob a organização do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP), que terá reunido entre 20 a 25 mil pessoas em Lisboa, segundo os números da estrutura sindical.

Ao anunciar, no início do mês, a greve nacional de 04 de março, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, considerara não ter sentido os professores entrarem “em determinado tipo de ações absolutamente radicalizadas”, numa referência implícita à greve por tempo indeterminado que tinha sido convocada duas semanas antes pelo STOP.

“O tempo não é de ficar de braços caídos, mas também não é, na nossa opinião, de mergulhar no escuro e irmos fazer lutas que não se sabe como delas se sai”, acrescentou.

No comunicado desta quarta-feira, a Fenprof diz que a adesão dos docentes às ações de protesto realizadas pelos diferentes sindicatos é essencial, uma vez que “todas contribuem para enriquecer o património de luta dos professores e educadores”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 11 horas

Operação Natal e Ano Novo. Só ontem morreram cinco pessoas nas estradas portuguesas

No período entre as 00h00 e as 23h59 deste sábado, dia 21 de dezembro, no âmbito da Operação “Natal e...

Desportohá 14 horas

Hóquei: Riba d’ Ave segue em frente na Taça de Portugal

O Riba d’ Ave Hóquei Clube fechou da melhor forma o ano de 2024, já que deu, este sábado, sequência...

Famalicãohá 16 horas

Meteorologia. Natal com sol e temperaturas baixas

Estamos a três dias do Natal e as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para...

Desportohá 16 horas

FC Famalicão perde em casa contra o Farense

O Famalicão perdeu, este sábado, em casa, contra o Farense. No final, o resultado fixou-se em 1-2, em jogo da...

Desportohá 1 dia

Veja os Golos! FC Famalicão 1-2 SC Farense

O FC Famalicão perdeu esta tarde em casa frente ao SC Farense por duas bolas a uma em jogo a...

Famalicãohá 1 dia

Compras de Natal: Comércio tradicional de Famalicão aberto até às 23h59 neste sábado

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Comércio Tradicional de Famalicão convida todos a aproveitarem a magia das compras natalícias....

Famalicãohá 1 dia

Alterações na recolha de resíduos durante o período de Natal e Ano Novo em Vila Nova de Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que a recolha de resíduos sólidos urbanos sofrerá alterações durante o...

Desportohá 2 dias

10.ª Jornada da Liga BPI: FC Famalicão defronta Damaiense antes da pausa natalícia

A 10.ª jornada da Liga BPI, o principal campeonato nacional de futebol feminino, arrancou esta sexta-feira e promete emoções fortes...

Famalicãohá 2 dias

Homenagem póstuma aos dirigentes do Liberdade F.C.

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, localizado...

Famalicãohá 2 dias

Praça Mercado de Famalicão celebra o Natal com doçaria e grandes chefs

A Praça-Mercado de Famalicão será o ponto de encontro para os amantes da doçaria natalícia nesta edição das celebrações de...

Arquivo

Mais Vistos