Siga-nos nas redes

País

Ministro António Costa Silva defende mais investimento para inovação e desenvolvimento tecnológico em Portugal

Publicado

em

O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, defendeu hoje que deve haver mais investimento em inovação e desenvolvimento tecnológico em Portugal, sublinhando que são as empresas a “absorver a importância da inovação”.

“O país fez um caminho muito importante no desenvolvimento do seu sistema científico e tecnológico. Em 2021, o investimento que o país fez em investimento tecnológico atingiu os 1,69% do PIB. Ainda é pouco”, afirmou Costa Silva, que apontou que o Governo pretende atingir os 3,0% até 2030.

Na sua intervenção na abertura do painel ‘Portugal e o Futuro da Inovação’, no Encontro Anual 2022 do Conselho da Diáspora Portuguesa, em Cascais, o governante destacou que o investimento nestes mecanismos tem sido liderado pelo setor privado, que contribuiu com 1,0 pontos percentuais do total.

“As empresas, em geral, estão a absorver a importância da inovação”, sublinhou.

O ministro da Economia disse acreditar “profundamente” que Portugal vai ser um dos “grandes líderes europeus no tratamento de dados” através da inteligência artificial.

Durante o painel, a fundadora e presidente executiva da Defined.ai apontou que Portugal tem “um problema com impostos” e que o país pode ser a capital mundial das empresas dedicadas à inteligência artificial (AI, na sigla em inglês), desde que atribua benefícios e incentivos às empresas.

“É possível transformar Portugal até 2030 numa capital de AI do mundo, atrair o ecossistema para cá com os modelos normais – de alliances –, com isenções fiscais, Portugal não é atrativo”, referiu a empresária.

Daniela Braga registou que este ano houve mais 292 ‘unicórnios’ (empresas com uma avaliação superior a mil milhões de dólares) de inteligência artificial nos Estados Unidos.

“É possível convencer uma série destas empresas a trazerem uma sede corporativa para cá, mas tem de haver atração fiscal”, defendeu Braga, assim como a criação de um fundo que permita acompanhar as várias fases destas empresas.

Já Nuno Sebastião, presidente executivo da Feedzai, discordou da colega de setor, argumentando que os maiores centros de investimento não são criados “por decreto”.

“Temos é de ter exemplos de excelência em áreas muito bem definidas. E elas existem”, disse o responsável da empresa de ‘machine learning’ no setor da banca.

No mês passado, durante a Web Summit, em Lisboa, Daniela Braga tinha anunciado a intenção de o consórcio Accelerat.ai, dedicado à IA, contratar 150 pessoas em Portugal para as suas operações.

O consórcio Accelerat.ai, apoiado pelo PRR e que representa um investimento de 34,5 milhões de euros, tinha já sido anunciado em 20 de setembro, tendo, na ocasião, apontando a vontade de acelerar a transformação digital dos setores público e privado de Portugal.

O consórcio, liderado pela portuguesa Defined.ai, nasceu no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, com o IAPMEI à frente e é o primeiro dos projetos do Centro de Excelência em IA [inteligência artificial] em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria

“Maria, Peregrina da Esperança” é o título da nova exposição do Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Associação de Pais de Outiz e Cavalões promove feirinha de doces

A Associação de Pais de Outiz e Cavalões vai promover uma feirinha de doces no  próximo dia 2 de março...

Famalicãohá 3 horas

Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses 

Diversas entidades parceiras da Rede Local de Educação e Formação de Famalicão viram aprovada uma candidatura, no valor de 5...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 22 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 1 dia

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 1 dia

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 1 dia

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 2 dias

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 2 dias

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Arquivo

Mais Vistos