Siga-nos nas redes

País

Candidata Ana Gomes pretende regionalização de Portugal, sem referendo

Publicado

em

A candidata presidencial Ana Gomes defendeu esta sexta-feira uma “política de regionalização a sério”, considerando que as eleições para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) foram umas “fake elections” (eleições falsas).

Num debate na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Ana Gomes afirmou que cada vez mais acha que é necessária “uma política de regionalização a sério e não esta que não é nada”, considerando as eleições para as CCDR “fake elections”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Uma política de regionalização a sério “tem de ser uma política que efetivamente considere regiões administrativas, que considere as instituições no terreno que fazem a diferença”, disse, salientando que o contexto da pandemia da Covid-19 é “bastante ilustrativo”, face à importância que municípios e instituições de solidariedade social no terreno assumiram no seu combate.

[A resposta] não é a de um poder centralizado, ignorante da realidade que vai ser a solução. Não pode ser a solução, não é a resposta para o país. Na volta pelo país, uma das coisas que me anima é ver tanta gente que não baixa os braços, que não desiste, que não se resigna e que tem consciência de que isto tem de mudar. Isto passa obviamente pela reorganização do Estado e passa pela reorganização do Estado, incorporando a questão territorial para a administração das políticas públicas e incorporando o conhecimento e a vontade dos que lá estão”, frisou Ana Gomes.

A candidata presidencial recordou que “uma das grandes objeções levantadas à regionalização — desde logo pelo Presidente da República — é que é uma descentralização da corrupção e do caciquismo”.

“Não tem que ser assim”, notou, sublinhando que esse processo de descentralização também pode incentivar o “controlo democrático aos níveis regional e local”, tornando esse controlo “muito mais eficaz do que aquele que é feito ao nível do poder central”.

Durante a sua intervenção, Ana Gomes realçou ainda que um Presidente da República “pode fazer uma grande diferença”, desde logo “para pôr as questões de género como devem ser postas em cima da mesa”.

Se for eleita, Ana Gomes compromete-se a garantir uma “composição de género paritária em todos os órgãos em que cabe à Presidência da República fazer nomeações”, nomeadamente no Conselho de Estado.

A candidata presidencial discursava num debate na FEUC, onde também participaram os docentes da faculdade José Reis, Virgínia Ferreira e Elísio Estanque, bem como o ex-presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior, Gonçalo Velho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Segunda-feira “abre a porta” a semana de chuva

A chuva está de regresso a Famalicão esta segunda-feira, dia para o qual é ainda esperada uma ligeira redução nos...

Paíshá 4 horas

Preços dos combustíveis voltam a descer esta segunda-feira

Os preços do gasóleo e da gasolina voltam a descer esta segunda-feira. A gasolina deverá descer três cêntimos por litro...

Famalicãohá 4 horas

Famalicense Maria de Fátima Cardoso lança novo livro

A autora famalicense Maria de Fátima Cardoso apresenta no próximo dia18 de maio, em Famalicão, o seu novo livro, intitulado...

Famalicãohá 6 horas

Pirilampo Mágico 2024 já está na rua: ACIP dinamiza campanha em Famalicão

A campanha do Pirilampo Mágico 2024 já está na rua e avi decorrer até 9 de junho, sendo que no...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: este domingo há desfile da Batalha das Flores no centro da cidade

O centro da cidade de Famalicão recebe esta tarde o desfile da Batalha das Flores. A iniciativa está inserida na...

Paíshá 7 horas

Suíça vence Festival da Eurovisão. Portugal fica em 10º lugar

A Suíça, com  a canção “The Code”, venceu a 68.ª edição da Eurovisão. Portugal, representado por Iolanda com a canção ...

Famalicãohá 23 horas

Rita Ribeiro em Famalicão para concerto na Fundação Cupertino de MIranda

A cantora e atriz Rita Ribeiro está em Famalicão, este sábado, para um concerto de Fados na Fundação Cupertino de...

Desportohá 1 dia

Famalicão: AD Oliveirense inaugurou a equalificação do campo de futebol cinco

A Associação Desportiva Oliveirense inaugurou, este sábado, dia 11 de maio, a requalificação do campo de futebol 5 do Estádio...

Bragahá 1 dia

De 22 a 26 de maio a Braga Romana espera receber 300 mil pessoas

Em comunicado, o município de Braga refere que os palcos estarão localizados no Rossio da Sé, Largo do Pópulo, Largo...

Paíshá 1 dia

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões… e ‘jackpot’ volta a subir

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões… e ‘jackpot’ volta a subir O valor do ‘jackpot’ do Euromilhões voltou a aumentar,...

Arquivo

Mais Vistos