Siga-nos nas redes

País

Veja o vídeo do incêndio de Lisboa

Publicado

em

Foto(Gerardo Santos / Global Imagens)

Testemunhas da explosão que ocorreu hoje no prédio habitacional na rua de Santa Marta, em Lisboa, descreveram horas de “aflição” e “cenário de estado de guerra” encontrado no local com janelas partidas, destroços espalhados e pessoas a “pedir socorro”.

 O vereador da Proteção Civil da Câmara de Lisboa afirmou que falta localizar apenas um dos nove moradores do prédio no centro de Lisboa que ardeu de manhã, admitindo que possa estar sob os escombros.

O vereador salientou que uma pessoa desaparecida foi localizada horas depois, encontrando-se por localizar um homem com 24 anos.

Dos nove moradores do número 41 da Rua de Santa Marta, estavam no edifício cinco, que foram transferidos para o hospital.

Um está em estado grave e os restantes tiveram alta hospitalar.

Segundo Carlos Manuel Castro, foram retiradas 47 pessoas dos edifícios contíguos, que serão avaliados durante a tarde, para perceber se há condições para os moradores regressarem.

De acordo com o responsável, estas 47 pessoas estão a ser apoiadas, tendo algumas delas sido encaminhadas para junto de amigos ou familiares.

As restantes estão a receber apoio num quartel dos bombeiros próximo, estando a Proteção Civil a trabalhar para que tenham um local para passar a noite, referiu Carlos Manuel Castro.

Carlos Manuel Castro destacou também que imagens recolhidas por um ‘drone’ [aparelho aéreo não-tripulado] permitem verificar que a cave do edifício continua com material em combustão, “o que estava a dificultar o trabalho”.

“Os trabalhos estão concentrados na remoção dos escombros à frente do edifício, para que permitam às equipas cinotécnicas entrar dentro do edifício”, afirmou o vereador.

A Proteção Civil fez uma primeira análise aos edifícios contíguos, que “apresentam danos estruturais, mas não há risco de ruírem”.

Às 15h30, técnicos de engenharia da Unidade de Intervenção Territorial da Câmara de Lisboa irão iniciar uma avaliação mais pormenorizada.

A vítima em estado grave foi conduzida ao hospital de São José e as outras quatro, que já tiveram alta hospitalar, foram atendidas no hospital de Santa Maria.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 2 horas

FC Famalicão: Afonso Rodrigues está de regresso após boa temporada no Paços de Ferreira

O futebolista Afonso Rodrigues está de regresso ao FC Famalicão, depois de terminado o seu empréstimo ao Paços de Ferreira,...

Entretenimentohá 3 horas

Festa rija na entrega de prémios às Marchas Antoninas – Foi em Direto na Famatv

Ambiente de muita festa marcou a cerimónia de entrega de prémios das Marchas Antoninas de 2024. A Fundação Cupertino de...

Barceloshá 3 horas

Homem de 47 anos perde a vida atropelado por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira,...

Paíshá 4 horas

Administradores hospitalares pedem divulgação pública de urgências encerradas

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) pediu hoje a publicitação das urgências encerradas durante o verão junto dos utentes...

Famalicãohá 4 horas

Procissão em honra a Santo António está nas ruas da cidade de Famalicão – Passou em direto na Famatv

Imagens extraídas da transmissão em direto da Famatv As Festas Antoninas de Famalicão terminam hoje. Neste dia de Santo António,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Exposição “A noite de todos os dias” de Maria Capelo patente na Ala da Frente até outubro

A galeria municipal Ala da Frente, em Vila Nova de Famalicão, apresenta a nova exposição intitulada “A noite de todos...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Chuva regressa esta sexta-feira (mas só dura até às 13:00)

A chuva está de regresso a Famalicão esta sexta-feira, depois de alguns dias mais secos e quentes. Neste sentido, deverá...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Partido Socialista reúne-se para o debate de novas ideias “Pensar 2025”

O núcleo do Partido Socialista de Famalicão estará reunido no Café Concerto da Casa das Artes, de Vila Nova de...

Regiãohá 7 horas

PJ fez buscas na Câmara Municipal de Santo Tirso

Inspetores da Polícia Judiciária (PJ) do Porto estiveram toda a manhã desta quarta-feira na Câmara Municipal de Santo Tirso a...

Famalicãohá 7 horas

Sandra Costa demite-se do cargo de coordenadora do núcleo famalicense da Iniciativa Liberal

Sandra Costa apresentou a demissão de coordenadora do núcleo de Famalicão da Iniciativa Liberal (IL). A decisão foi comunicada pela...

Arquivo

Mais Vistos