Siga-nos nas redes

País

PSD propõe uso obrigatório de máscara na via pública por mais 3 meses

Publicado

em

O PSD propôs o prolongamento do uso obrigatório de máscaras na rua por mais três meses, iniciativa que terá de ser votada na terça-feira para ter efeitos antes de terminar a vigência da lei atual, em 05 de janeiro.

O diploma foi entregue no parlamento na quinta-feira e pretende a prorrogação da vigência da atual lei, que impõe o uso obrigatório de máscara em espaços públicos, com coimas entre os 100 e os 500 euros para os incumpridores.

“A manutenção da situação de calamidade pública devido à pandemia da covid-19, que tem determinado a declaração de estado de emergência, e os sucessivos alertas dos peritos para um crescente risco de agravamento dos contágios na ausência de medidas, desaconselham em absoluto o relaxamento das medidas de prevenção e mitigação da transmissão do vírus adotadas, particularmente das mais básicas como a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos”, justificam os sociais-democratas, na exposição de motivos.

A anterior lei estava em vigor desde 28 de outubro e tinha uma vigência de 70 dias, que terminam em 05 de janeiro.

Ou seja, para que o diploma se mantenha em vigor terá de ser aprovado no último plenário do ano, marcado para terça-feira, já que a Assembleia da República só voltará a reunir-se em 06 de janeiro.

O anterior projeto-lei do PSD foi aprovado em 23 de outubro, na generalidade, especialidade e votação final global, com votos contra da IL, abstenções de BE, PCP, Verdes e da deputada Joacine Katar Moreira, contando com voto favorável das restantes bancadas. O deputado único do Chega esteve ausente da votação.

O diploma – que o PSD pede agora que continue em vigor por mais três meses nos mesmos termos – determina que é obrigatório o uso de máscara (que não pode ser substituída por viseira) aos maiores de dez anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas “sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”.

Pode haver dispensa desta obrigatoriedade “em relação a pessoas que integrem o mesmo agregado familiar, quando não se encontrem na proximidade de terceiros” ou mediante a apresentação de um atestado médico de incapacidade multiusos ou declaração médica que ateste que a condição clínica ou deficiência cognitiva não permitem o uso de máscaras.

Também não é obrigatório o uso de máscara quando tal “seja incompatível com a natureza das atividades que as pessoas se encontrem a realizar”.

A fiscalização “compete às forças de segurança e às polícias municipais” e o incumprimento do uso de máscara constitui contraordenação, sancionada com coima entre os 100 e os 500 euros.

A iniciativa do PSD surgiu na sequência de uma proposta de lei apresentada pelo Governo em meados de outubro, que pretendia tornar obrigatório quer o uso de máscara quer da aplicação informática StayAway Covid.

Depois das críticas generalizadas dos partidos – incluindo do PS – à obrigatoriedade de usar a ‘app’ que foi anunciada há meses como voluntária, o presidente do PSD, Rui Rio, anunciou que os sociais-democratas apresentariam um projeto idêntico ao do Governo, mas apenas na parte relativa às máscaras e o executivo acabou por ‘desagendar’ a sua iniciativa.

Portugal contabiliza pelo menos 5.977 mortos associados à covid-19 em 366.952 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 16 minutos

Santo Tirso: Homem agarrou menina de 10 anos à porta da escola. Pais temem pela segurança dos filhos

Um homem ainda não identificado agarrou um braço uma menina de 10 anos, à hora do almoço desta quinta-feira, em...

Paíshá 27 minutos

ASAE fiscalizou venda de detergentes e presença de microesferas de plástico em produtos de limpeza

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica levou a cabo uma operação de âmbito nacional que visou fiscalizar o cumprimento...

Desportohá 1 hora

Irmãs Martins de Famalicão vão competir na mítica prova da Rampa da Falperra este fim de semana

As irmãs famalicenses Diana Martins e Carolina Martins estão prontas para competir, entre esta sexta-feira e domingo, na mítica Rampa...

Paíshá 2 horas

Norte: Fiscalização em feira termina com apreensão de mais de 780 artigos contrafeitos

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial de Paredes, procedeu à detenção de mais...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Pessoa ferida e veículo destruído após incêndio na A3 em Cruz

Uma pessoa ficou ferida na tarde desta quarta-feira, na sequência de um incêndio rodoviário, que consumiu completamente um veículo ligeiro,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Funeral do ex-presidente da Junta de Gavião Arlindo Silva realiza-se esta quinta-feira

Realiza-se, esta quinta-feira, o funeral de Arlindo Ferreira da Silva, antigo presidente da Junta de Freguesia de Gavião, no concelho...

Desportohá 3 horas

João Pinheiro escolhido para dirigir derby entre Benfica e Sporting este sábado

O árbitro João Pinheiro vai dirigir pela quarta vez um dérbi entre Benfica e Sporting, no sábado, na 33.ª e...

Paíshá 17 horas

Casal de peregrinos ferido (mulher em estado grave) após atropelamento no IC2

Um casal de peregrinos, de nacionalidade francesa, ficou ferido (a mulher em estado grave) após um atropelamento causado por um...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Regresso da chuva previsto para esta quinta-feira

Famalicão terá, esta quinta-feira, um dia marcado pelo regresso da chuva, esperada para o período entre as 10:00 da manhã...

Mundohá 19 horas

Fieis vão conhecer o novo Papa até ao final desta sexta-feira. São estas as previsões do Vaticano

O conclave para escolher o sucessor do Papa Francisco, que faleceu a 21 de abril, começou esta quarta-feira, na Capela...

Arquivo

Mais Vistos