Site icon Fama Rádio e Televisão

Presidente dá luz verde a portagens mais baratas para híbridos e elétricos

O Presidente da República promulgou, este sábado, o decreto do Governo que “procede ao ajustamento das classes 1 e 2 de veículos para efeitos de aplicação das tarifas de portagens”, e que na prática significa portagens mais baratas para híbridos e elétricos.

No passado mês de novembro, em Conselho de Ministros, o Executivo aprovou o decreto-lei que “clarifica a situação dos veículos híbridos e elétricos (…) no que à sua reclassificação em classe 1 para efeitos de pagamento de portagens diz respeito”.

São considerados veículos da classe 1 todos os “ligeiros de passageiros e mistos, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,10 m e inferior a 1,30 m, desde que não apresentem tração às quatro rodas permanente ou inserível”, de acordo com a definição do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Até agora, alguns modelos elétricos e híbridos plug-in de tração integral, ou seja, com tração às quatro rodas, eram incluídos na classe 2. O que vai mudar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version