Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Vinte pessoas detidas por desobediência e 359 multas aplicadas desde 23 de novembro

Publicado

em

Durante este período do estado de emergência decretado devido à pandemia, as forças de segurança detiveram 20 pessoas pelo crime de desobediência entre 23 de novembro e 08 de dezembro, aplicaram 359 coimas e encerraram 38 estabelecimentos.

Segundo o relatório da aplicação da declaração do estado de emergência, as detenções ocorreram nos concelhos classificados de risco muito elevado e extremo, risco elevado e risco moderado e estiveram relacionadas com desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, encerramento de estabelecimentos, violação da proibição de circulação na via pública aos sábados, domingos e feriados, entre outras.

O relatório foi hoje apresentado na Assembleia da República pelo ministro da Administração Interna, que lembrou a descida do número de casos de infeção pelo novo coronavírus, o que em seu entender prova o medidas de restrição, indicando que, no início deste período, Portugal registou 88 mil casos e que no final do mesmo baixaram para 70 mil.

O documento mereceu várias criticas dos deputados da oposição em relação às medidas restritivas, mas todos foram unânimes em sublinhar o cumprimento generalizado das mesmas por parte dos cidadãos.

João Almeida, do CDS, que começou por dizer que o ministro não devia estar em funções, referiu que “os portugueses cumpriram, mas que o Governo complicou nas regras”, que disse serem “irracionais”.

Pelo PSD, o deputado Soveral Andrade frisou que apesar do Governo ter feito “o melhor que soube, não foi sempre suficiente”, apontando falhas na gestão dos tempos, na ajuda aos doentes não covid e na falta de apoio às empresas, à classe media, aos jovens e aos idosos, para no final deixar um recado: “não infantilizem a comunicação com os portugueses, tratem-nos como adultos”.

António Filipe do PCP disse não entender a vantagem na proibição de circulação entre concelhos da mesma área metropolitana e ainda o encerramento às 13:00 dos estabelecimentos de restauração, considerando que faltou “proporcionalidade das medidas”, enquanto o Bloco de Esquerda disse que faltaram medidas para mitigar as consequências que advêm das restrições.

Segundo o relatório, além das 20 detenções e da aplicação de 359 coimas, foram encerrados 38 estabelecimentos.

Nos concelhos de risco elevado foram aplicadas 133 coimas do total de 359, das quais 37 por incumprimento do distanciamento físico nos locais abertos ao público, 11 por falta do uso de máscaras nos transportes públicos e em salas de espetáculos ou edifícios públicos, 25 por incumprimento do horário de encerramento dos estabelecimentos de restauração, 13 por incumprimento das normas sobre a realização de celebrações, 31 por consumo de bebidas alcoólicas na via pública, e as restantes por outros incumprimentos.

A Assembleia da República vai aprovar hoje o decreto presidencial que prolonga o estado de emergência até 07 de janeiro para permitir medidas de contenção dos contágios com o novo coronavírus e que abrange o Natal e Ano Novo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Guimarãeshá 36 minutos

Norte: GNR apreende mais de 100 artigos “de moda” contrafeitos em Vila Nova de Gaia

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial dos Carvalhos, constituiu arguidos três homens, com...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Sol e subida das “máximas” esperada esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia de sol e céus mais limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Regiãohá 3 horas

Trofa: Ladrões assaltam loja de caça e levam 12 espingardas e 8 “shotguns”

Uma loja de artigos para desporto e caça foi alvo de um assalto, na madrugada desta segunda-feira, na Trofa, avança...

Bragahá 3 horas

Arcebispo de Braga: Papa Francisco trouxe a “coragem e a determinação de quem vive em Cristo”

O arcebispo de Braga, José Cordeiro, evocou hoje o Papa Francisco como o homem que ensinou que “o centro só...

Paíshá 4 horas

Norte: Uma mulher morre e outras 4 pessoas ficam gravemente feridas após acidente em Ponte da Barca

Uma mulher morreu e quatro homens ficaram feridos com gravidade depois da colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional...

Paíshá 5 horas

Melhor forma de honrar o Papa Francisco será seguir os seus ensinamentos destaca o primeiro-ministro

O Governo vai decretar luto nacional em memória do Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, disse à Lusa...

Paíshá 6 horas

ASAE: Centenas de quilos de carne de leitões, cabritos e borregos apreendidas nesta Páscoa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levo a cabo a abertura de cinco processos-crime e encerrou sete estabelecimentos...

Paíshá 7 horas

Técnico do INEM agredido enquanto prestava socorro em Gondomar

Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi agredido e sofreu traumatismos na cara durante uma emergência na...

Paíshá 8 horas

Papa Francisco: Quatro cardeais portugueses vão ajudar a escolher o novo Sumo Pontífice

Portugal tem, pela primeira vez desde que o colégio cardinalício foi criado, quatro cardeais eleitores no conclave que irá escolher...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Uma pessoa morreu após despiste rodoviário em Vale S. Cosme

Um homem com cerca de 65 anos perdeu a vida, na tarde deste sábado, na sequência do despiste de uma...

Arquivo

Mais Vistos