País
Covid-19: Jovens estão a usar site que cria certificado de vacinação falso para entrar em eventos
Um esquema ilícito de produção de certificados de vacinação contra a covid-19 e testes negativos de antigénio e PCR está a permitir, sobretudo aos mais jovens, documentos que, supostamente, lhes pouparão “perder tempo para fazer um teste obrigatório para entrar num evento”.
Num destes sites, já identificados como fraudulentos às autoridades, pode ler-se:
“Não quer tomar a vacina contra COVID-19 ou perder tempo para fazer um teste obrigatório para entrar num evento? Nós temos a solução científica!”
Em poucos segundos, tal como pode testemunhar a Fama TV, insere-se um nome (que no site já se encontra preenchido com o nome “Marta Temido”), uma data e uma marca de vacina. Isto será suficiente para que em segundos seja criado um certificado falso com estes dados.
O processo de obtenção de um teste falso é, da mesma forma, simples e rápido.
Quem fez a denuncia foi um empresário de espaços de diversão noturna, ao Notícias de Coimbra, a quem adianta que se aproxima agora “uma altura em que é bastante difícil conseguir marcação para fazer o teste em laboratórios e farmácias convencionadas”, “não há forma de verificar que o teste ou certificado apresentado seja falsificado”.
Apesar disto, são conhecidos outros sites, que operavam da mesma forma, no passado, sendo aparente que o ou os criminosos que os criaram gozam a anonimidade proporcionada pela internet.
-
Economiahá 1 semana
Operadoras de telecomunicações proibidas de cobrar pela portabilidade de números este ano
-
Desportohá 1 semana
Paulo Marques: Novas tecnologias e mais “profissionalismo” são as grandes diferenças do “novo” Dakar
-
Paíshá 5 dias
GNR apreende mais de 4.300 artigos contrafeitos no concelho da Maia
-
Desportohá 2 dias
FC Famalicão poderá ficar sem Zaydou após oferta de 6 milhões de euros da Arábia Saudita